A voz dissonante em Olhos d’água, de Conceição Evaristo

Autores

  • Giovani Tridapalli Kurz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.236-246

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, Olhos d'água, Literatura brasileira

Resumo

Este artigo explora algumas das competências formais dos contos integrantes de Olhos d’água, de Conceição Evaristo, de maneira a pensar a necessidade de reação mútua, no texto literário, entre forma e conteúdo. Para analisar os elementos dos contos referidos, parte-se de uma concepção de literatura enquanto integrante de um sistema social. Considera-se, assim, além de sua aproximação da história literária, a incorporação ou recusa, em seu interior, de estruturas ideológicas dominantes e a relação entre autor e leitor constituída a partir do seu texto. Fundamenta-se, desse modo, em última instância, a busca por sublinhar o diálogo, na obra de Evaristo, entre ética e estética. A partir das noções apresentadas por Terry Eagleton, este trabalho busca sublinhar a importância de Conceição Evaristo na literatura brasileira contemporânea.

 

The dissonant voice in Olhos d’água, by Conceição Evaristo

This paper seeks to explore some of the formal qualities of the short stories collected in Conceição Evaristo’s Olhos d’água, in order to reflect on the dialogue between structure and content in the literary work. To do so,  in this paper literature is understood as part of a social system, taking into account its relation with the literary history, as well as the acceptance or refusal of the dominant ideological structures and the relation between writer and reader that is constructed through the text. Thus, this study chiefly seeks to underline the dialogue between ethics and aesthetics in Evaristo’s work. Based on the concepts developed by Terry Eagleton, this paper aims to underline the important role that Conceição Evaristo plays in the Brazilian contemporary literature.

Keywords: Conceição Evaristo. Olhos d’água. Brazilian literature. Brazilian short story

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p236-246

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani Tridapalli Kurz, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Letras — Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e mestrando em Estudos Literários pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

KURZ, Giovani Tridapalli. A voz dissonante em Olhos d’água, de Conceição Evaristo. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 236–246, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.236-246. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6984. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.