A voz dissonante em Olhos d’água, de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.236-246Palavras-chave:
Conceição Evaristo, Olhos d'água, Literatura brasileiraResumo
Este artigo explora algumas das competências formais dos contos integrantes de Olhos d’água, de Conceição Evaristo, de maneira a pensar a necessidade de reação mútua, no texto literário, entre forma e conteúdo. Para analisar os elementos dos contos referidos, parte-se de uma concepção de literatura enquanto integrante de um sistema social. Considera-se, assim, além de sua aproximação da história literária, a incorporação ou recusa, em seu interior, de estruturas ideológicas dominantes e a relação entre autor e leitor constituída a partir do seu texto. Fundamenta-se, desse modo, em última instância, a busca por sublinhar o diálogo, na obra de Evaristo, entre ética e estética. A partir das noções apresentadas por Terry Eagleton, este trabalho busca sublinhar a importância de Conceição Evaristo na literatura brasileira contemporânea.
The dissonant voice in Olhos d’água, by Conceição Evaristo
This paper seeks to explore some of the formal qualities of the short stories collected in Conceição Evaristo’s Olhos d’água, in order to reflect on the dialogue between structure and content in the literary work. To do so, in this paper literature is understood as part of a social system, taking into account its relation with the literary history, as well as the acceptance or refusal of the dominant ideological structures and the relation between writer and reader that is constructed through the text. Thus, this study chiefly seeks to underline the dialogue between ethics and aesthetics in Evaristo’s work. Based on the concepts developed by Terry Eagleton, this paper aims to underline the important role that Conceição Evaristo plays in the Brazilian contemporary literature.
Keywords: Conceição Evaristo. Olhos d’água. Brazilian literature. Brazilian short story