"Não sei nem português, quem dirá inglês": sentidos de dizeres recorrentes dos alunos de línguas

Autores

  • Márcia Rosetti de O. Albuquerque Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200536.119-131

Palavras-chave:

Discurso, Língua portuguesa, Língua inglesa, Sentidos, Aprender, Ensinar

Resumo

A maioria dos professores de língua inglesa já ouviu de seus alunos a formulação que dá título a este estudo, bem como algumas outras também constantemente repetidas em discursos sobre ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras. Baseado na perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso, que permite perscrutar a relação entre o linguístico, o histórico e o ideológico nos processos de constituição dos sentidos, este trabalho propõe uma análise de formulações recorrentes, estabilizadas na memória dos sujeitos nos espaços das instituições de ensino. O objetivo da análise é contribuir para a compreensão de sentidos que circulam no contexto sócio-histórico sobre o qual se assentam as atividades pedagógicas de ensino das línguas portuguesa e estrangeiras, buscando as determinações sociais, poéticas e culturais que permitem uma prática social que é, ao mesmo tempo, repetível no fio do discurso e atravessada por vozes divergentes. O exame do repetível no fio do discurso dos sujeitos estudantes de línguas mostra como os sentidos se reproduzem e se rompem — entre o estabilizado e o contraditório - trabalhando efeitos imaginários que constroem as imagens que os sujeitos têm das línguas, das relações entre elas, bem como o modo como eles se representam no jogo simbólico-imaginário dos processos de identificação entre o espaço nacional e o mundo dito globalizado.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2005v2n36p119-132

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Publicado

2019-03-16

Como Citar

ALBUQUERQUE, Márcia Rosetti de O. "Não sei nem português, quem dirá inglês": sentidos de dizeres recorrentes dos alunos de línguas. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 36, p. 119–131, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200536.119-131. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7339. Acesso em: 19 dez. 2024.

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