Literatura no ensino médio: conteúdo e instrumento de ensino

Autores

  • João Gomes da Silva Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200230.309-336

Palavras-chave:

Ensino médio, leitura, literatura, ensino/aprendizagem

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o lugar da literatura na
aula de língua portuguesa no ensino médio. Dada a complexidade
circunstancial em que está envolto o sistema educativo brasileiro, trata-se
de questionamentos sobre uma problemática cujos componentes se
mostram, a um só tempo, difíceis de entender (pesquisar) e de controlar:
referimo-nos sobretudo aos problemas relativos à política educativa
nacional (os programas de curso, os investimentos orçamentários, os
objetivos), a formação dos professores e suas ações efetivas em classe, a
circulação da imprensa especializada (literária, didática, pedagógica) e as
limitações sócio-econômicas que atingem o professor, o aluno e o aparato
escolar. No cruzamento desses problemas, encontram-se implicações
teóricas e práticas relativas à obra literária, em face da didática e das
imposições restritivas dos conteúdos e das avaliações escolares.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2002v2n30p309-336

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Publicado

2019-03-28

Como Citar

NETO, João Gomes da Silva. Literatura no ensino médio: conteúdo e instrumento de ensino. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 30, p. 309–336, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200230.309-336. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7496. Acesso em: 19 dez. 2024.

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