O Simulacro e a Cópia de Botticelli: relações entre o Corcunda e a Vênus no conto de Rubem Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201249.157-170Palavras-chave:
Rubem Fonseca, Literatura, História da Arte, Simulacro, PoéticaResumo
Este trabalho propõe-se a uma análise geral do conto de Rubem Fonseca (2001), intitulado “O Corcunda e a Vênus de Botticelli”, em que o autor dá vida a um corcunda prolixo, exibido e estrategista que objetiva seduzir uma bela mulher utilizando-se de poesia como estratégia de sedução e erotismo. Para tanto, observamos a relação que se estabelece entre os objetos copiados e representados em referências à obra literária de Victor Hugo (Notre Dame de Paris) e à pintura de Botticelli (Nascimento de Vênus), configurando-se o diálogo entre linguagens da pintura, da literatura, do modelo platônico sobre simulacro e da Poética de Aristóteles.