Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.354-374

Keywords:

Linguística aplicada. Didática das línguas. Interacionismo sociodiscursivo. Ensino-aprendizagem de línguas.

Abstract

Este artigo se propõe a discutir a articulação entre a Didática das Línguas e a Linguística Aplicada, a fim de elucidar os entrecruzamentos que essas disciplinas têm ao abordarem a problemática do ensino-aprendizagem de línguas. Para isso, este trabalho traz apontamentos sobre o histórico de constituição dessas disciplinas nos contextos europeu e brasileiro, fazendo dialogar os autores que as definem e destacando como os objetos de estudos, os aportes teóricos e as abordagens foram se modificando e se consolidando ao longo do tempo, em função das demandas sociais envolvidas em cada tradição acadêmica. A partir desses históricos, discute-se a articulação teórico-metodológica entre essas duas disciplinas em pesquisas brasileiras (MACHADO, GUIMARÃES, 2009; LOUSADA, 2017) baseadas no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Com base em um levantamento temático e não exaustivo de pesquisas realizadas ao longo de uma década em um grupo de pesquisa, os resultados apontam para o papel crítico e político que as pesquisas baseadas no ISD sustentam e mostra como esse posicionamento epistemológico encontra respaldo, tanto nos fundamentos da didática das línguas, como nos caminhos atuais da linguística aplicada brasileira.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Emily Caroline da Silva, Universidade de São Paulo

Departamento de Letras Modernas

Simone Maria Dantas-Longhi, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Published

2020-12-15

How to Cite

SILVA, Emily Caroline da; DANTAS-LONGHI, Simone Maria. Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 354–374, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.354-374. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11106. Acesso em: 18 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.