Experiências leitoras de graduandos de Ciências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.59-71Palabras clave:
Evento de letramento. Estudantes universitários. Leitura.Resumen
Este estudo investigou experiências leitoras de estudantes de Ciências Sociais vinculados à Universidade Federal do Norte do Tocantins. As experiências leitoras dos estudantes revelam como eles tomam parte nos eventos onde textos escritos estão presentes, quer seja no conjunto de eventos da universidade ou em outros domínios de suas vidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, ligada à área da Linguística Aplicada e embasada pela concepção bakhtiniana de linguagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista e do tipo estudo de caso. Os participantes são estudantes que ingressaram no Curso de Ciências Sociais entre os anos de 2020 a 2022. Para coleta e geração de dados utilizamos questionário de pesquisa, diário de campo e documentos cedidos pela secretaria acadêmica. Os resultados obtidos denotam como tais estudantes evidenciam gêneros discursivos mais próximos de suas vidas e revelam alguns dos eventos de letramento que eles tomam parte no cotidiano acadêmico e não acadêmico.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BARTON, D. Literacy: an introduction to the ecology of written language. Oxford: Blackwel, 1994.
BARTON, D. et al. Literacy, lives and learning. London: Routledge, 2007.
BARTON, D.; HAMILTON, M. Literacy practices. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. Situated Literacies: Reading and writing in context. London e New York: Routledge, 2000.
BEZERRA, B. Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 15, n.1, p.61-76, jan./abr. 2015.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, Jan./Fev./Mar./Abr. de 2002, p. 22-28.
FISCHER, A. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Acta Sci. Lang. Cult. Maringá, v. 30, n.2, p.177-187, 2008.
FUZA, Â. F.; FIAD, R.; GOMES, L. N. Letramento de acadêmicos do curso de letras: apropriação de gêneros e implicações para a formação do professor. Interfaces, vol. 6, n. 1, p. 37-42, 2015.
GALVÃO, A. M. História das culturas do escrito: tendências e possibilidades de pesquisa. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G. T. Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 218-248.
GEE, J. P. Social linguistics and literacies: ideology in discourses. London: The farmer Press, 1999.
IVANIC, R. Writing and identity: the discoursal construction of identity in academic writing. Philadelphia: John Benjamins B. V., 1998.
KLEIMAN, A. B. Trajetórias de acesso ao mundo da escrita: relevância das práticas não escolares de letramento para o letramento escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n.2, 375-400, jul./dez., 2010.
KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função. In: O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (org.). Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. p. 223-243.
KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.
LEA, M. R.; STREET, B. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filol. Linguísti. Port., São Paulo, v. 16, n.2, p. 477-493, jul./dez., 2014.
NUNAN, D. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.
STREET, B. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
VÓVIO, C. L. Entre discursos: sentidos, práticas e identidades leitoras de alfabetizadores de jovens e adultos. Campinas: UNICAMP-IEL, 2007.