Contexturas escritas do Gelasal: faces e rastros de uma concepção de língua(gem)

Autores/as

  • Hugo Pedro Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN).
  • Nadine Batalha Dantas Universidade Federal de Alagoas
  • Sonia da Rocha Universidade Federal de Alagoas

Palabras clave:

Gelasal, Concepção de linguagem, Geografia discursiva, Resumos acadêmicos

Resumen

Objetivamos, neste trabalho, investigar a concepção de língua(gem) do Grupo de Estudos “x”, a partir de resumos acadêmicos, documentos-fontes, de pesquisadore(a)s desse coletivo de estudos, publicados nos anais do II Encontro Nacional de Linguística Aplicada. A pesquisa é de cunho documental, qualitativo e interpretativista, no qual procedemos com uma leitura enunciativo-discursiva do corpus, referenciando-nos em Bakhtin (2016), Volochinov (2018), Albuquerque Jr. (2008, 2011, 2015 2017, 2023), Santos Filho e Santos (2024), Moita Lopes (2006) e Fabrício (2017), dentre outro(a)s. Os resultados apontam que o coletivo de estudos adota uma concepção enunciativo-discursiva como tendência predominante de linguagem, entretanto, apesar da predominância, há uma cópula teórico-metodológica com uma concepção performativa de linguagem, o entendimento de língua enquanto rizoma e o empreendimento teórico de uma “geo-história” ou “geografia discursiva”, nos quais se compreende que há uma intersecção indissociável entre linguagem, território e a invenção/construção dos espaços sociais. Desta feita, concluímos que o procedimento teórico-metodológico adotado pelo coletivo de estudos faz “desamprender” e “despraticar” ideais modernistas de língua, ao empreender que a realidade inteligível, o que inclui o território, é construído e performatizado pelas práticas discursivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo Pedro Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN).

Doutorando e Mestre em Estudos da Linguagem, com ênfase em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Bolsista Capes-DS (2023-2027). Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus do Sertão. Pesquisador do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada/Queer em questões do Sertão Alagoano.

Nadine Batalha Dantas, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Linguística no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Linguística Aplicada à Educação. 

Sonia da Rocha , Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL)
da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de
Alagoas, Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Alagoas e Especialista em
Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. 

Citas

ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo/SP, Parábola Editorial, 2010.

ALBUQUERQUE JÚNIOR., Durval Muniz. O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. Fronteiras, 10(17), 55–67, 2008. Disponível em < https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/62>. Acesso em 08 de agosto de 2024.

ALBUQUERQUE JÚNIOR., Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 2011.

ALBUQUERQUE JÚNIOR. Raros e rotos, restos, rastros e rostos: os arquivos e documentos como condição de possibilidade do discurso historiográfico. ArtCultura, [S. l.], v. 15, n. 26, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29126. Acesso em: 15 ago. 2024.

ALBUQUERQUE JÚNIOR., Durval Muniz de. As imagens retirantes: a constituição da figurabilidade da seca pela literatura do final do século XIX e do início do século XX. Varia História, Belo Horizonte, vol. 33, n.61, p. 225-251, jan/abr 2017. Disponível em <https://www.scielo.br/j/vh/a/JVJF8gfD7f8SHFHBvX9twjm/abstract/?lang=pt>. Acesso em 08 de agosto de 2024.

ALBUQUERQUE JÚNIOR., Durval Muniz de. As hierarquias do silêncio: não ditos significativos no momento de se realizar um estudo de história da historiografia. IN: COSTA, Bruno Balbino Aires da; SANTOS, Evandro; VASCONCELOS, Eduardo Henrique Barbosa de. (Org). Ensaios de teoria da história & história da historiografia. Teresina: Cancioneiro, 2023, p. 33-50.

AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer. Tradução de Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRAIT, Beth. O Texto Mostra a Língua, Costura E Descostura Discursos. Filologia e Linguística Portuguesa, no. 9, p. 169-183, disponível em: <https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59778.> Acesso em Acessado 12 de agosto de 2024.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar, 18ª ed., Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2019.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística aplicada e visão de linguagem: por uma indisciplinaridade radical. RBLA, Belo Horizonte, v. 17, n. 4, p. 599-617, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbla/a/NLzRdFrwjTVq4SRyn3vBdFH/abstract/?lang=pt#>. Acesso em 10 de agosto de 2024.

FABRÍCIO, Branca Falabella. Nosso ser-assim é uma atividade. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da; GONZALEZ, Clarissa Rodrigues; MELO, Glenda Valim de; GUIMARÃES, Thayse Figueira. Estudos queer em linguística aplicada indisciplinar: gênero, raça e classe social. São Paulo: Parábola, 2022, p. 11 - 14.

LOURO, Guacira Lopes. Viajantes pós-modernos, uma política pós-identitária para a educação. In: LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Linguística Aplicada e vida contemporânea – problematização dos constructos que têm orientado a pesquisa. In. Luiz Paulo da Moita Lopes (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 87-107.

PENNYCOOK, Alastair. A Linguística Aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. PENNYCOOK, Alastair. In. Inês Signorini e Marilda Cavalcanti (Org.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade – questões e perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 21-46.

PENNYCOOK, Alastair. Uma Linguística Aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo - SP, Parábola Editorial, 2006. p. 67-83.

PENNYCOOK, Alastair; OTSUJI, Emi. Metrolingualism: language in the city. Nova York: Routledge Taylor & Francis Group, 2015.

PENNYCOOK, Alastair; PESSOA, Rosane Rocha; SILVESTRE, Viviane Pires Viana. Reflexões Sobre Linguística Aplicada Crítica: Uma Conversa Com Alastair Pennycook. Signótica 28, no. 2 (novembro 23, 2016): 613–632. Disponível em<https://revistas.ufg.br/sig/article/view/44708>. Acessado em 15 de agosto de 2024.

PINHEIRO, Clemilton Lopes; PEREIRA, Jaqueline Andréa Medeiros. O resumo acadêmico: textualidade e ensino. Revista do GELNE, [S. l.], v. 14, n. 1 Ed. Esp, p. 117–130, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9386. Acesso em: 13 ago. 2024.

SANTOS FILHO, Ismar Inácio dos. SOBRENOMEX, nomex. Por uma geografia discursiva em Linguística Aplicada: sertão/Nordeste em textos do cotidiano. [No prelo, 2024].

SANTOS FILHO, Ismar Inácio dos. “O saber é feito para cortar: Michel Foucault e a historiografia”. [Notas para uma Linguística Aplicada Antidisciplinar crítico-transgressiva. IN: FOLMER, Ivanio; BASQUEROTE, Adilson Tadeu (Orgs). Educação e ensino: entre experiências e perspectivas. Santa Maria: Arco Editores, 2023, p. 180-211.

SIGNORINI, Inês. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto de pesquisa em Linguística Aplicada e ao complexo. In: SIGNORINI, Inês; CAVALCANTI, Marilda C. Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade questões e perspectivas. Campinas - SP: Mercado das Letras, 1998. p. 99 - 110.

SILVA, Daniel Nascimento. Pragmática da violência: o Nordeste na mídia brasileira. 2010. 192 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611269>. Acesso em: 11 ago. 2024.

VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo/SP, Editora 34, 2018.

Publicado

2024-12-14

Cómo citar

SILVA DOS SANTOS, Hugo Pedro; DANTAS, Nadine Batalha; DA ROCHA , Sonia. Contexturas escritas do Gelasal: faces e rastros de uma concepção de língua(gem). Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 199–213, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18043. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.