A leitura como processo dialógico: o papel da memória e as implicações para a construção de sentido

Autores/as

  • Marco Aurélio Cosmo Machado Centro Universitário Cesmac (CESMAC)
  • Maria Luzimar Fernandes dos Santos Centro Universitário Cesmac (CESMAC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.83-97

Palabras clave:

Leitura dialógica, Memória, Construção de sentido

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a concepção dialógica de leitura seguindo a proposta de Bakhtin (2011b). Para tanto, foram utilizadas referências que corroboram para essa visão a fim de relacionar os conceitos de sujeito, texto e língua de sentido sociointeracionista. Em seguida, foram elencados os aspectos do processamento textual e as implicações da memória no resgate de informações pertinentes à compreensão textual. Concluiu-se, então, que a construção de sentido é um processo complexo muito dependente da memória e dos inúmeros aspectos pragmáticos que o cercam. Essa construção se dá em um jogo de constante interação autor-texto-leitor.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p83-97

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Publicado

2016-05-03

Cómo citar

MACHADO, Marco Aurélio Cosmo; DOS SANTOS, Maria Luzimar Fernandes. A leitura como processo dialógico: o papel da memória e as implicações para a construção de sentido. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 83–97, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.83-97. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2309. Acesso em: 26 dic. 2024.

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