As intervenções do aluno no discurso de sala de aula

Autores/as

  • Maria Francisca Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200230.299-307

Palabras clave:

Discurso, sala de aula, par adjacente

Resumen

Professores e alunos em ambiente de sala de aula comumente
estabelecem conversação assimétrica, o que se justifica, muitas vezes,
pela existência de longos turnos dos primeiros em relação aos últimos. O
texto que utilizam apresenta elementos constitutivos como o tópico
discursivo, o turno, os marcadores conversacionais e o par adjacente.
Muita teorização existe em relação a esses fatores que encontram
explicações principalmente nos estudos conversacionais da linguagem.
Apesar de esses elementos terem grande importância nas relações entre
professor e alunos no ambiente especificado, apenas o par adjacente
desperta nossa atenção pelo fato de observarmos que quase
exclusivamente a participação do professor tem sido motivo de grandes
investigações teóricas. Este trabalho tem por objetivo analisar
criticamente esse discurso para verificar que razões, nas relações de
poder, fazem com que a participação do aluno seja demarcada pelas
intervenções do professor, em um corpus provindo de aulas filmadas em
turmas de 6ª série do ensino fundamental, em uma escola da rede pública
em Maceió-Alagoas.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2002v2n30p299-307

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Publicado

2019-03-28

Cómo citar

SANTOS, Maria Francisca Oliveira. As intervenções do aluno no discurso de sala de aula. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 30, p. 299–307, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200230.299-307. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7495. Acesso em: 17 sep. 2024.

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