Pedagogia de Projetos e Simulação Global: caminhos possíveis para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) em classes numerosas.
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.123-134Palavras-chave:
Simulação global. Pedagogia de projetos. Classes numerosasResumo
Tomando por fundamento as dificuldades comumente relatas a respeito do ensino de línguas na escola pública regular brasileira, este artigo visa propor algumas reflexões sobre o ensino de línguas em classes numerosas a partir da aplicação de uma atividade semestral que alia a Pedagogia de projetos e a simulação global em uma turma de licenciatura em língua francesa na Universidade do Estado do Amapá. A proposta traz como referência discussões propostas por Dewey (1915), Ventura (2002), Proulx (2004) no âmbito da Pedagogia de projetos e Debyser (1980), Yaiche (1996) e Koury (2008) em Simulação global. A experiência nesse duplo viés indica não apenas um trabalho colaborativo que repercute em diferentes domínios da aprendizagem da Língua estrangeira, mas também atribui um sentido realístico às atividades, estimula a oralidade e dinamiza a aula de LE mesmo em contextos de grandes grupos.