Pedagogia de Projetos e Simulação Global: caminhos possíveis para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) em classes numerosas.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.123-134

Palabras clave:

Simulação global. Pedagogia de projetos. Classes numerosas

Resumen

Tomando por fundamento as dificuldades comumente relatas a respeito do ensino de línguas na escola pública regular brasileira, este artigo visa propor algumas reflexões sobre o ensino de línguas em classes numerosas a partir da aplicação de uma atividade semestral que alia a Pedagogia de projetos e a simulação global em uma turma de licenciatura em língua francesa na Universidade do Estado do Amapá. A proposta traz como referência discussões propostas por Dewey (1915), Ventura (2002), Proulx (2004) no âmbito da Pedagogia de projetos e Debyser (1980), Yaiche (1996) e Koury (2008) em Simulação global. A experiência nesse duplo viés indica não apenas um trabalho colaborativo que repercute em diferentes domínios da aprendizagem da Língua estrangeira, mas também atribui um sentido realístico às atividades, estimula a oralidade e dinamiza a aula de LE mesmo em contextos de grandes grupos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Cristina Nascimento Day, Universidade do Estado do Amapá

Professora adjunta do curso de Letras, português-francês da Universidade do Estado do Amapá. Mestrado e doutorado em estudos da linguagem.

Publicado

2021-04-24

Cómo citar

DAY, Kelly Cristina Nascimento. Pedagogia de Projetos e Simulação Global: caminhos possíveis para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) em classes numerosas. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 123–134, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.123-134. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11146. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.