Pedagogia de Projetos e Simulação Global: caminhos possíveis para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) em classes numerosas.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.123-134

Palavras-chave:

Simulação global. Pedagogia de projetos. Classes numerosas

Resumo

Tomando por fundamento as dificuldades comumente relatas a respeito do ensino de línguas na escola pública regular brasileira, este artigo visa propor algumas reflexões sobre o ensino de línguas em classes numerosas a partir da aplicação de uma atividade semestral que alia a Pedagogia de projetos e a simulação global em uma turma de licenciatura em língua francesa na Universidade do Estado do Amapá. A proposta traz como referência discussões propostas por Dewey (1915), Ventura (2002), Proulx (2004) no âmbito da Pedagogia de projetos e Debyser (1980), Yaiche (1996) e Koury (2008) em Simulação global. A experiência nesse duplo viés indica não apenas um trabalho colaborativo que repercute em diferentes domínios da aprendizagem da Língua estrangeira, mas também atribui um sentido realístico às atividades, estimula a oralidade e dinamiza a aula de LE mesmo em contextos de grandes grupos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Nascimento Day, Universidade do Estado do Amapá

Professora adjunta do curso de Letras, português-francês da Universidade do Estado do Amapá. Mestrado e doutorado em estudos da linguagem.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

DAY, Kelly Cristina Nascimento. Pedagogia de Projetos e Simulação Global: caminhos possíveis para o ensino de francês língua estrangeira (FLE) em classes numerosas. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 123–134, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.123-134. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11146. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.