Distribuição e leitura referencial de sujeitos nulos e plenos em línguas pro-drop e não prodrop: evidências da natureza semi-pro-drop do português brasileiro

Autores/as

  • Cláudia Roberta Tavares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201147.15-41

Palabras clave:

Parâmetro do Sujeito Nulo, Distribuição dos sujeitos, Leitura referencial, Português

Resumen

Um dos parâmetros que tem sido sobejamente investigado no quadro da gramática gerativa refere-se ao Parâmetro do Sujeito Nulo (cf. CHOMSKY, 1981; RIZZI, 1988, 1997, dentre outros), cuja fixação distingue línguas em que a posição sujeito é obrigatoriamente preenchida por um elemento realizado foneticamente (línguas não-pro-drop) (ex.: inglês e francês) de línguas em que essa posição pode ser ocupada por uma categoria pronominal não realizada foneticamente, nomeadamente pro (línguas pro-drop) (ex.: português europeu (PE) e italiano). Sob essa perspectiva de análise, a distinção entre esses dois tipos de línguas reflete a natureza binária do parâmetro. Não obstante, neste artigo, objetivo, a partir da análise descritiva a ser realizada entre o português brasileiro (PB) e as línguas supracitadas, apresentar evidências a favor da não-binaridade desse parâmetro, tendo em vista o PB comportar-se como uma língua semi-pro-drop (cf. COELHO et al., 2001; SILVA, 2004), resultado possivelmente do processo de mudança por que está passando sua gramática.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i47.894

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Biografía del autor/a

Cláudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Docente da Universidade Federal Rural de  Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras daUniversidade Federal  de Pernambuco (UFPE)

Cómo citar

TAVARES SILVA, Cláudia Roberta. Distribuição e leitura referencial de sujeitos nulos e plenos em línguas pro-drop e não prodrop: evidências da natureza semi-pro-drop do português brasileiro. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 47, p. 15–41, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201147.15-41. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/894. Acesso em: 14 ago. 2024.

Número

Sección

Teorias Linguísticas

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