v. 1 n. 57 (2016): Línguas de Sinais: abordagens teóricas e aplicadas

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O foco deste número são as LS em seus aspectos linguísticos, culturais e relativos ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2. Em particular, objetiva-se discutir algumas questões fundamentais no que concerne aos estudos em LS: 1. Como descrever LS? Que aspectos levar em consideração? 2. Como ensinar e produzir literatura surda? 3. Quais metodologias são mais adequadas ao ensino de LS, seja como L1, seja como L2?
Publicado: 2017-10-31

Expediente

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.%p

Apresentação

  • Apresentação

    4-7
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.4-7
  • A transcrição de textos do Corpus de Libras

    Ronice Muller de Quadros
    8-34
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.8-34
  • Coleta e registro de sinais-termos psicológicos para Glossário de Libras

    Francielle Cantarelli Martins, Marianne Rossi Stumpf
    35-59
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.35-59
  • A Iconicidade na criação de termos técnicos em Libras

    André Nogueira Xavier, Thyago Santos
    60-103
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.60-103
  • Ampliação lexical da libras: aspectos icônicos

    Bruno Gonçalves Carneiro
    104-119
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.104-119
  • Assimilação na Libras

    Carolina Silva Resende da Nóbrega
    120-146
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.120-146
  • A marcação do plural no sistema signwriting: uma abordagem morfossintática

    Débora Campos Wanderley, Marianne Rossi Stumpf
    147-171
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.147-171
  • Descrever a LGP em contexto bilingue: o género

    Isabel Correia
    172-197
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.172-197
  • Sigmanulogia: uma transformação da teoria linguística da língua de sinais

    Valdo Ribeiro Resende da Nóbrega
    198-218
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.198-218
  • Análise do processo de registro em SignWriting: contribuições para a Fonologia da Libras

    Débora Campos Wanderley, Janine Soares de Oliveira
    219-251
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.219-251
  • Fluência e acurácia em ouvintes usuários de Libras como segunda língua: autoavaliação de acadêmicos do Letras Libras

    Lidia da Silva, Marianne Rossi Stumpf
    252-285
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.252-285
  • A aplicação da escrita de sinais, SignWriting, no Brasil

    Valdenise Simone Melo Moulin Breda
    286-305
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.286-305
  • Deaf Gain e o ensino de Libras como segunda língua: formando aprendizes visuais

    Carolina Ferreira Pêgo, Luiz Daniel Rodrigues Dinarte, Andre Ribeiro Reichert
    306-319
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.306-319
  • O trabalho com narrativas audiovisuais no ensino de Libras como L2 para ouvintes

    Aryane Santos Nogueira, Janaina Cabello
    320-347
    DOI: https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.320-347