As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311Mots-clés :
Metodologias Ativas. Ensino de línguas. Formação docenteRésumé
Os ambientes de ensino são espaços que suscitam muitos questionamentos, pois as escolas refletem as mudanças, os conflitos e as diferenças sociais de uma determinada época. Mas como o ensino, no que diz respeito às metodologias utilizadas, tem evoluído a fim de acompanhar as múltiplas demandas sociais do nosso tempo? Assim, este estudo tem o objetivo de analisar como tem sido a utilização das Metodologias Ativas na área de ensino de línguas no Brasil, a partir de um levantamento no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES, buscando pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos (2015-2019). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Como aporte teórico, a pesquisa embasou-se nos estudos de Revans (1998); Prince (2004); Moran (2015), dentre outros. Em relação aos resultados, esses revelaram as potencialidades das Metodologias Ativas de modo bastante positivo para o ensino e a aprendizagem de línguas. Contudo, os resultados também apontam deficiências de ordem técnica e estrutural no contexto escolar, além de mostrar a necessidade de cursos de formação inicial e continuada de professores que visem habilitá-los para desenvolver práticas de ensino críticas, contextualizadas e ativas.