As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.269-311

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Ensino de línguas. Formação docente

Resumo

Os ambientes de ensino são espaços que suscitam muitos questionamentos, pois as escolas refletem as mudanças, os conflitos e as diferenças sociais de uma determinada época. Mas como o ensino, no que diz respeito às metodologias utilizadas, tem evoluído a fim de acompanhar as múltiplas demandas sociais do nosso tempo? Assim, este estudo tem o objetivo de analisar como tem sido a utilização das Metodologias Ativas na área de ensino de línguas no Brasil, a partir de um levantamento no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da CAPES, buscando pesquisas desenvolvidas nos últimos cinco anos (2015-2019). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. Como aporte teórico, a pesquisa embasou-se nos estudos de Revans (1998); Prince (2004); Moran (2015), dentre outros. Em relação aos resultados, esses revelaram as potencialidades das Metodologias Ativas de modo bastante positivo para o ensino e a aprendizagem de línguas. Contudo, os resultados também apontam deficiências de ordem técnica e estrutural no contexto escolar, além de mostrar a necessidade de cursos de formação inicial e continuada de professores que visem habilitá-los para desenvolver práticas de ensino críticas, contextualizadas e ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagno Vales Lacerda, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG); Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus X) e de língua inglesa da Educação Básica.

Cleideni Alves do Nascimento Acco, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FAE/UFMG);  Mestre em Estudos da Linguagem (UEPG); Professora assistente do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas  da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus X)

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

LACERDA, Vagno Vales; ACCO, Cleideni Alves do Nascimento. As Metodologias Ativas no ensino e na aprendizagem de línguas: utilização, desafios, alcances e impactos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 269–311, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.269-311. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10910. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.