Experiências leitoras de graduandos de Ciências Sociais
DOI :
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.59-71Mots-clés :
Evento de letramento. Estudantes universitários. Leitura.Résumé
Este estudo investigou experiências leitoras de estudantes de Ciências Sociais vinculados à Universidade Federal do Norte do Tocantins. As experiências leitoras dos estudantes revelam como eles tomam parte nos eventos onde textos escritos estão presentes, quer seja no conjunto de eventos da universidade ou em outros domínios de suas vidas. A pesquisa foi desenvolvida a partir da perspectiva sociocultural dos Estudos de Letramento, ligada à área da Linguística Aplicada e embasada pela concepção bakhtiniana de linguagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa-interpretativista e do tipo estudo de caso. Os participantes são estudantes que ingressaram no Curso de Ciências Sociais entre os anos de 2020 a 2022. Para coleta e geração de dados utilizamos questionário de pesquisa, diário de campo e documentos cedidos pela secretaria acadêmica. Os resultados obtidos denotam como tais estudantes evidenciam gêneros discursivos mais próximos de suas vidas e revelam alguns dos eventos de letramento que eles tomam parte no cotidiano acadêmico e não acadêmico.
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