O discurso conservador e a função da arte no mundo em crise: a política do silêncio no Mormaço Cultural, em Boa Vista-RR

Auteurs-es

  • Ana Paula Santos de Oliveira IFRR

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202482.280-296

Mots-clés :

Memória. Arte. Extrema direita. Contradição

Résumé

Este artigo propõe analisar uma discursividade cuja atualização ocorre em condições de produção de crise estrutural do capital, suscetível ao surgimento de movimentos políticos de forte adesão popular em razão de seu apelo emocional. A partir de um arcabouço teórico-metodológico que define a linguagem como heterogênea, ou seja, com abertura para diferentes modalidades de subjetividade, o estudo tem como objetivo desvelar a posição do prefeito de Boa Vista-RR por ocasião do cancelamento do show de Johnny Hooker no Mormaço Cultural de 2023. Para isso, mobilizamos categorias e conceitos da AD pecheutiana (Pêcheux, 2014; Orlandi, 2016; Zoppi Fontana, 2014), em diálogo com o materialismo histórico dialético, no que se refere ao papel da arte e seu caráter partidário no reflexo da realidade (Lukács, 2018). Como resultado das análises, apontamos a imbricação entre o discurso conservador e a agenda econômica neoliberal, sob a determinação desta, com vistas à dissimulação das relações sociais, de suas contradições.

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Publié-e

2024-09-01

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SANTOS DE OLIVEIRA, Ana Paula. O discurso conservador e a função da arte no mundo em crise: a política do silêncio no Mormaço Cultural, em Boa Vista-RR. Revista Leitura, [S. l.], n. 82, p. 280–296, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202482.280-296. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17409. Acesso em: 17 sept. 2024.

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