Dialogismo e ensino de língua inglesa na educação profissional: o processo de apropriação verbo-visual do discurso de outrem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.282-295

Keywords:

Apropriação do discurso de outrem. Enunciados verbo-visuais. Educação profissional.

Abstract

Inserido no campo da Linguística Aplicada, este estudo tem o objetivo de compreender o processo de apropriação verbo-visual do discurso de outrem na composição de enunciados em língua inglesa de alunos da educação profissional. Para tanto, por meio da autorreflexão (ALARCÃO, 2011), tomei enunciados de alunos da educação profissional e, para a análise, recorri às discussões de Bakhtin (2015) sobre a presença de diferentes vozes no enunciado; de Volóchinov (2017) sobre a apropriação do discurso de outrem; e de Brait (2013) sobre enunciados verbo-visuais e sua dimensão discursiva. A partir da análise, percebi que, quando da composição de enunciados na língua inglesa, mais do que tomar o discurso de outrem em seu conteúdo verbal à composição de enunciados autorais, os alunos tomam o discurso visual de outrem, caracterizando um processo de apropriação que faz ressoar outros discursos na verbo-visualidade do enunciado como um todo e, consequentemente, evidencia posicionamentos ideológicos específicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andre Cordeiro Dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Professor de língua inglesa do Instituto Federal de Alagoas - campus Piranhas

Published

2020-12-15

How to Cite

DOS SANTOS, Andre Cordeiro. Dialogismo e ensino de língua inglesa na educação profissional: o processo de apropriação verbo-visual do discurso de outrem. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 282–295, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.282-295. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10185. Acesso em: 14 aug. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.