O erro no processo de aprendizado/captura de inglês como segunda língua: la langue em operação

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.135-150

Parole chiave:

Erro em Inglês como segunda língua. Aquisição de Inglês como segunda língua. Aquisição de Inglês como língua estrangeira. Erro em língua estrangeira

Abstract

 ResumoA questão que move este artigo foi deflagrada por dificuldades de alunos de Inglês como segunda língua (ISL). Embora os erros sejam inevitáveis, eles mostram uma relação intrínseca entre a língua e o falante. Este artigo tem o objetivo de oferecer uma via de reflexão e de análise sobre o erro na aquisição do inglês como segunda língua. Os erros na fala de alunos intermediários de ISL (Inglês como segunda língua) são analisados com base em duas teorizações linguísticas articuladas: o Interacionismo e a Clínica de Linguagem. As análises indicam que a língua materna é apoio para a língua estrangeira no processo de aprendizado/captura do inglês como língua estrangeira. Os erros emergem da relação entre essas línguas e la langue, o  funcionamento linguístico particular que rege toda as línguas.

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Biografia autore

Cristhiane Bonasorte Reis, PUC SP

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1998), graduação em fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente cursa o doutorado em Linguística Aplicada também na PUC SP, no departamento LAEL..Em 2018 realizou o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) com duração de seis meses na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

Pubblicato

2021-04-24

Come citare

REIS, Cristhiane Bonasorte. O erro no processo de aprendizado/captura de inglês como segunda língua: la langue em operação. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 135–150, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.135-150. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11235. Acesso em: 17 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos

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