Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale

Autori

  • Luísa Assunção

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.113-130

Parole chiave:

Cinema, Mito, Mulher fatal

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o mito da mulher fatal – compreendida enquanto figura mítica literária do final do século XIX – e sua transposição ao cinema. Esta arte que por possuir um grande poder de simulacro, ilustra de forma extraordinária a propagação infinita da figura simbólica. Apoia-se na linha de estudos do imaginário, proposta por Gilbert Durand e seguida por Michel Serceau, a fim de atestar a relação intrínseca entre o cinema e o mito. Pretendese mostrar que o cinema está longe de ser um vulgarizador da mulher fatal, mas sim um lugar de revitalização do mito.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v1n51p113-130

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Biografia autore

Luísa Assunção

Doctorante, Université Sorbonne Nouvelle 3, CREPAL Centre de Recherche sur les Pays Lusophones, Paris, France.

Come citare

ASSUNÇÃO, Luísa. Le cinéma, vecteur privilégié du mythe de la femme fatale. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 113–130, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.113-130. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1458. Acesso em: 16 set. 2024.

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