O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.65-87Palavras-chave:
Literatura, Cinema, AdaptaçãoResumo
Neste trabalho, averiguamos, a partir de conceitos da Teoria da Literatura e da Teoria crítica, em que medida a identidade nacional forjada pelo Romantismo de José de Alencar pôde ser retomada (ou ampliada) no filme O Guarani (1996), de Norma Bengell. Na descrição e interpretação dos textos, procuramos averiguar o modo como se efetua a adaptação do discurso verbal para o discurso verbovisual, a relação entre os enunciados do filme e a retomada de elementos constitutivos da identidade nacional tal como foi concebida por Alencar, como uma existência projetada ideologicamente pelo outro.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
SILVEIRA CORSI, Margarida da. O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 65–87, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.65-87. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1456. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo