O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio

Autores

  • Margarida da Silveira Corsi

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.65-87

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Adaptação

Resumo

Neste trabalho, averiguamos, a partir de conceitos da Teoria da Literatura e da Teoria crítica, em que medida a identidade nacional forjada pelo Romantismo de José de Alencar pôde ser retomada (ou ampliada) no filme O Guarani (1996), de Norma Bengell. Na descrição e interpretação dos textos, procuramos averiguar o modo como se efetua a adaptação do discurso verbal para o discurso verbovisual, a relação entre os enunciados do filme e a retomada de elementos constitutivos da identidade nacional tal como foi concebida por Alencar, como uma existência projetada ideologicamente pelo outro.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2013v1n51p65-87

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Biografia do Autor

Margarida da Silveira Corsi

Professora Doutora da UEM – Universidade Estadual de Maringá; Centro de ciências Humanas, Letras e Artes; Paraná; Brasil

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Como Citar

SILVEIRA CORSI, Margarida da. O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 65–87, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.65-87. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1456. Acesso em: 18 nov. 2024.

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