O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201351.65-87Parole chiave:
Literatura, Cinema, AdaptaçãoAbstract
Neste trabalho, averiguamos, a partir de conceitos da Teoria da Literatura e da Teoria crítica, em que medida a identidade nacional forjada pelo Romantismo de José de Alencar pôde ser retomada (ou ampliada) no filme O Guarani (1996), de Norma Bengell. Na descrição e interpretação dos textos, procuramos averiguar o modo como se efetua a adaptação do discurso verbal para o discurso verbovisual, a relação entre os enunciados do filme e a retomada de elementos constitutivos da identidade nacional tal como foi concebida por Alencar, como uma existência projetada ideologicamente pelo outro.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
Downloads
Come citare
SILVEIRA CORSI, Margarida da. O Guarani: literatura e cinema – ficções em interlúdio. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 51, p. 65–87, 2014. DOI: 10.28998/2317-9945.201351.65-87. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/1456. Acesso em: 19 dic. 2024.
Fascicolo
Sezione
Artigo