Dialogismo, polifonia e a personagem lírica: entre Bakhtin e a obra “As Ondas” de Virginia Woolf
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202584.122-137Parole chiave:
Dialogia, Polifonia, Bakhtin, Woolf, Análise dialógicaAbstract
Sob uma perspectiva dialógica da linguagem, os conceitos de polifonia, romance polifônico e dialogismo, entre outros, estão ligados à trajetória e estudos de Mikailovich Bakhtin (1895-1975) na elaboração de sua publicação "Problemas da poética de Dostoiévski" (1929) (Brait, 2009). Este artigo tem por objetivo compreender esses conceitos de linguagem e indicar as especificidades de um romance polifônico, em diálogo com conceitos de sua obra anterior, “O Autor e a Personagem na Atividade Estética” (1924). Para tal, este estudo analisa excertos do romance woolfiano, As Ondas, em busca do entendimento da caracterização de suas personagens e a relação disso com a estrutura dialógica da obra. Dois modelos de caracterização são contrapostos: o da autoconsciência, próprio à estrutura polifônica, e o da personagem lírica, tipo de personagem relacionado ao romance monofônico. Teórico-metodologicamente, fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e na perspectiva dialógica (Brait, 2006) para análise dos excertos. Como resultado, pode-se constatar a predominância da caracterização lírica no romance de Woolf, sugerindo uma prevalência da monofonia em detrimento da polifonia em sua composição.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES, S. F. As ondas, de Virginia Woolf, e o sujeito da modernidade em sua adaptação para o cinema: semiótica da incomunicabilidade. In: Anais do XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura
Gênero, Identidade e Hibridismo Cultural. (ISBN 978-85-7455-125-8) - 9, 10 e 11 de 2007. Univ. Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia. 2007
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. 1. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2019.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. 1. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2023.
BRAIT, B. Polifonia arquitetada pela citação visual e verbo-visual. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 5, p. 183-196, 2011.
BRAIT, B. Quem disse o quê? Polifonia e heterogeneidade em coro dialógico. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 37-55, jan./jun. 2010.
BRAIT, B. Problemas da poética de Dostoiévski e estudos da linguagem. In: BRAIT, B. Bakhtin, dialogia e polifonia (org.). São Paulo: Contexto, 2009, p. 45- 72. (Biblioteca virtual)
BRAIT, B. Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise. Gragoatá, Niterói, v. 11, n. 20, p. 47-62, 30 jun. 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33238. Acesso em: 05 nov. 2022.
BRAIT, B.; MACHADO, I. O encontro privilegiado entre Bakhtin e Dostoiévski num subsolo. Bakhtiniana, São Paulo, n. 6, p. 24-43, ago./dez. 2011.
PINHO, D. As ondas quebram em Bernard: por uma nova leitura de The Waves. Gragoatá, Niterói, v. 20, n. 39, p. 454-464, 2015.
RECHDAN, M. L. de A. Dialogismo ou polifonia? Revista de Ciências Humanas, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 45-54, 2003.
RENFREW, A. Mikhail Bakhtin. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2017.
SCHAEFER, S. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski. Bakhtiniana, São Paulo, n. 6, p. 194-209, ago./dez. 2011.
TADEU, T. Para ler As ondas. In: WOOLF, V. As Ondas. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 233 – 248.
WOOLF, V. As ondas. Tradução: Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
WOOLF, V. The diary of Virginia Woolf. Vol. 3 – 1925 – 1930. Londres: Penguin, 1982.
ZWERDLING, A. Virginia Woolf and the Real World. Berkeley: California, 1986.