O ônus da maternagem e os impactos na trajetória educacional e acadêmica das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp624-642Palavras-chave:
Educação, Maternagem, Trajetória acadêmica.Resumo
Considerando que a divisão sexual do trabalho, como consequência do
patriarcado, atribuiu às mulheres a função exclusiva do cuidado do lar e
dos filhos, sobrecarregando e limitando sua participação nos espaços
públicos, este trabalho investiga os impactos gerados pela maternagem
na trajetória educacional das mulheres. A partir do estudo foi possível
identificar que há maior vulnerabilidade social para assegurar o acesso,
a permanência e o bom desempenho na educação quando se trata de
mulheres mães negras e pobres. A relevância desse estudo reside em
visibilizar as dimensões dos óbices enfrentados pelas mulheres que são
mães e contribuir para elaboração de políticas de assistência estudantis
que visem combater a exclusão das mulheres das camadas mais
populares da sociedade na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).