Teoria das situações didáticas presentes na prática pedagógica em matemática a partir da formação e reflexão docente
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p577-602Palavras-chave:
Formação docente, Situações Didáticas, Campo Conceitual MultiplicativoResumo
A Teoria das Situações Didáticas (TSD) propõe a interação entre professor, alunos e o saber matemático, em um meio planejado pelo primeiro, para que os outros possam elaborar autonomamente os conhecimentos. Com base nesta premissa, este artigo objetiva analisar a implementação e as reflexões realizadas pela professora acerca da TSD como fundamento de sua prática pedagógica, ao abordar o campo conceitual multiplicativo. Para tal, foi realizada formação com uma professora do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Tal formação teve como suporte a TSD. Foram realizados três ciclos de acompanhamento. Cada ciclo foi composto por planejamento, observação e sessão reflexiva. A professora compreendeu os elementos da TSD, entretanto, não implicou ainda em sua prática de sala. Há dificuldades no processo de devolução e institucionalização do conhecimento estudado. Nota-se, no entanto, a valorização de variadas situações do campo multiplicativo com o uso da representação numérica dominante.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).