Representações de pobreza e desigualdade social entre estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622

Palavras-chave:

Desigualdade, Pobreza, Educação Básica, Representações Sociais

Resumo

Pobreza e desigualdade social comprometem o desenvolvimento econômico, cultural, político e social e atingem milhões de pessoas no mundo. Este artigo apresenta uma investigação com 72 estudantes do ensino médio com o objetivo de averiguar representações de pobreza e desigualdade social. Foi utilizada entrevista semiestruturada, abordando a caracterização de ricos e pobres, a desigualdade social e possíveis soluções para a pobreza. Os estudantes demonstraram pouca compreensão sobre a integração dos elementos que compõem o sistema econômico. Estudantes da EJA entre 15 e 18 anos, de nível socioeconômico baixo, tiveram melhor compreensão de pobreza e desigualdade social, considerando variáveis históricas, econômicas e ideológicas que se inter-relacionam. O mesmo não foi verificado entre os demais estudantes do ensino médio. Este estudo abre discussões sobre a necessidade de programas de educação econômica que promovam a imersão dos estudantes no mundo econômico de forma reflexiva.

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Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas -  Unicamp. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás. (UEG). Realiza pesquisas em: Educação Matemática, Educação Econômica e Financeira e Formação de Professores. 

Maria Belintane Fermiano, Faculdades Network/Nova Odessa

Doutora em Educação na área de Desenvolvimento Humano e Educação/UNICAMP; Docente  nas Faculdades NetWork/Nova Odessa; pesquisadora e membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação/UNICAMP. 

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

BESSA, Sonia; FERMIANO, Maria Belintane. Representações de pobreza e desigualdade social entre estudantes do ensino médio. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 598–622, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p598-622. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11036. Acesso em: 23 dez. 2024.

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