Indicadores da alfabetização científica de estudantes concluintes do ensino médio no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p778-794Palavras-chave:
Literacia, Ensino de Ciências, Escala LikertResumo
O objetivo deste estudo foi reconhecer a Alfabetização Científica de alunos do 3º ano do Ensino Médio de 4 escolas do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 167 estudantes. O instrumento utilizado foi composto por 110 perguntas adaptadas para a escala de Likert e disponibilizadas por meio eletrônico. As respostas obtidas foram analisadas por meio do Statistical Package for the Social Sciences. A pesquisa indicou que os estudantes apresentam baixo desempenho na Alfabetização Científica nas áreas de “natureza da ciência” e “natureza da tecnologia”. A partir da metodologia utilizada, verificou-se que apenas 42 estudantes (25%) são alfabetizados cientificamente. Os resultados expõem a necessidade de investimentos na formação docente para que ocorram mudanças nas práticas pedagógicas e didáticas de professores de Biologia, com vistas a desenvolver a Alfabetização Científica dos estudantes de modo mais efetivo.
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