A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste

interlocuções sistematizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395

Palavras-chave:

Escola pública, Conhecimentos clássicos, Formação, Ação política

Resumo

O artigo realiza uma revisão sistemática para compreender o que as revistas científicas do Norte e Nordeste do Brasil estão veiculando sobre a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Para isso, desenvolveu-se um estudo do tipo estado da arte analisando e considerando a produção disseminada pelas seguintes revistas: Debates e Educação, Educação em questão, Espaço do currículo, Exitus, Germinal: Marxismo e Educação em Debate e Linguagem, Educação e Sociedade. A partir da análise de conteúdo, pautada nos fundamentos de Bardin (2016), por meio da análise dos títulos, resumos e palavras-chave, foram identificados 49 estudos que abordam a temática em questão. Estes deram origem a três categorias temáticas: Fundamentos da PHC, formação e práxis de professores e currículo. Os estudos apontaram a partir do diálogo com os referenciais teóricos que a socialização dos conhecimentos clássicos na forma de conteúdos escolares, por meio do trabalho educativo, é condição precípua para que o ensino se concretize sob a perspectiva histórico-crítica, apresentando a defesa da escola pública, a relevância do conhecimento construído historicamente, a função da escola e dos professores nesse contexto para contribuir para a formação da consciência social da educação como ação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, PPGE UFOPA

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Pós-doutora em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós-doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES . Atualmente é pesquisadora PQ2 do CNPq e Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, onde exerce atividades de pesquisa e de docência na graduação e na Pós-graduação em Educação. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE-UFOPA. É Editora Cientifica da Revista Exitus. Desde 2008 é Avaliadora Institucional e de Curso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Desde 2010 é Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFOPA. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste. É Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Foi Diretora da ANPAE Seção PARÀ biênios (2011-2013; 2013-2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política educacional, Gestão escolar e educacional. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.

Glaucilene Sebastiana Nogueira Lima, UFOPA

Doutoranda no Doutorado em Educação na Amazônia - UFOPA. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Rondônia-- UNIR-RO( 2014) Especialista em Gestão Educacional e Metodologia de Ensino de História e Geografia pela EDUCON( 2006). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela FETREMIS ( 2015), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Pesquisadora do grupo de pesquisa HISTEDBR/UFOPA . Pesquisas na área de educação com ênfase em Políticas Públicas, Gestão educacional, Formação de Professores e Educação Integral

Referências

AGUDO, Marcela de Moraes; TEIXEIRA, Lucas André. A Pedagogia Histórico-Crítica como caminho possível para uma Educação Ambiental Crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 283-301, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7295>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p283-301.

ANUNCIAÇÃO, Bárbara Carine Pinheiro da; MESSEDER NETO, Hélio da Silva; MORADILLO, Edilson Fortuna de. A Pedagogia Histórico Critica na formação de professores de ciências: a experiência da área das ciências da natureza e matemática do curso de licenciatura em educação do campo da UFBA. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 243-252, mar. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12422.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. Arte, educação e sociedade em György Lukács e na pedagogia histórico-crítica. Revista Educação Em Questão, 55(44), 169-190. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12210> acesso em 07 jan. 2021 https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12210.

BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A Pedagogia Histórico Crítica e o currículo básico para a escola pública do Paraná – 1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 216-226, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9712>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9712.

BALZAN, Celso Sidinei; ORSO, Paulino José. Os desafios da institucionalização e implementação da pedagogia histórico-crítica nos anos iniciais do ensino fundamental de Itaipulândia-PR. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 159-174, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9707>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.970.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Dermeval Saviani – uma trajetória de luta e compromisso com a educação transformadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 203-215, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9711>. Acesso em: 06. Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9711

BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. Os desafios da prática docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: apontamentos para uma práxis transformadora na educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 168-177, fev. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12735>. Acesso em: 07 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12735.

BIANCON, Mateus Luiz; MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva. Estágio de observação supervisionado em Ciências e Biologia: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 440-458, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7315>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p440-458.

CASSIANO DE SOUZA, Dianne; COELHO, Leandro Jorge; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Sexualidade e preconceito na formação inicial de professores de Ciências e Biologia: indicativos a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 365-380, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7322>. Acesso em: 05.jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p365-380.

CORRÊA, Marta de Castro Alves. Trajetória de elaboração da proposta pedagógica para a educação infantil no sistema de ensino de bauru na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e teoria histórico-culturaL. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 190-202, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9710>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9710.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. Desafios para uma prática pedagógica histórico-crítica na educação básica: apontamentos de um professor. Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 23, Edição Especial, dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7963 acesso em 10 jan. 2021.

COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Apontamentos sobre o processo de (re)estruturação do sistema de educação público municipal de Limeira-SP. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 175-189, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9708>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9708.

CUNHA, Rodrigo Carvalho da; MALDANER, Jair José; CAVALCANTE, Rivadavia Porto. Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 418-439, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8478>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439.

DA SILVA, Marcio Magalhaes. Pedagogia histórico-crítica e sexualidade na educação escolar: considerações a partir da análise do tema “orientação sexual ” nos parâmetros curriculares NACIONAIS. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 78-88, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9684>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9684.

DA SILVA SACCOMANI, Maria Cláudia; COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. Da formação inicial de professores à formação continuada: contribuições da pedagogia historico-crítica na busca de uma formação emancipadora. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 233-242, jun. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12433>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12433.

DERISSO, José Luis. Luta de classes, trabalho docente e Pedagogia Histórico-Crítica na educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 47-58, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9698>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9698.

DE VASCONCELOS, Paulo Henrique. Contribuições da filosofia hegeliana para pensar a influência vigotskiana na Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 230-238, mai. 2018. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/25108>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i1.25108.

D'INCAO, Larissa Bulhões; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; SACCOMANNI, Maria Cláudia da Silva. O papel da arte e da educação escolar na formação de necessidades superiores à luz dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 178-188, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9683>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9683.

DINIZ, Renato Eugênio da Silva; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Pedagogia Histórico-Crítica: princípios para a formação de professores de Ciências e Biologia. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 381-394, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7355>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p381-394.

DUARTE, Newton. A importância da concepção de mundo para a educação escolar: porque a Pedagogia Histórico-Crítica não endossa o silêncio de Wittgenstein. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 8-25, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em:<https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12808>. Acesso em: 05 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12808.

ERNANDES, Guilherme Augusto et al. A importância das Pedagogias críticas para o ensino de Ciências: a pedagogia histórico-crítica como proposta para a superação do cenário educacional atual. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 342-364, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7321>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p342-364.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/380 Acesso em 15 dez.2020.

FREITAS, Glez Rodrigues; SOUZA, Rosana Ramos de Souza. Estado, Política e Educação no campo: uma re-visão de conceitos a luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Exitus. Santarém-PA, Vol. 5, n. 2, p.101-113 jul./Dez. 2015. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/63 Acesso em 08 jan.2021

GAMA, Carolina Nozella; SANTOS JÚNIOR, Cláudio de Lira. A produção de Dermeval Saviani: primeiras aproximações aos artigos que tratam da teoria pedagógica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 110-120, out. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/10331>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.10331.

GASPARIN, João Luiz. Pedagogia Histórico-Crítica: teoria sem prática? – onde está o critério de verdade?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 89-96, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9701>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9701.

GIARDINETTO, José Roberto Boettger. Pedagogia histórico-crítica e educação matemática: a utilização de categorias do materialismo histórico-dialético como subsídio para o processo de ensino. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 211-224, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7280>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p211-224.

HADDAD, Cristhyane Ramos; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico cultural: inferências para a formação e o trabalho de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 106-117, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9703>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9703.

LOMBARDI, José Claudinei. A Revolução Russa e os desafios à Pedagogia Histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 3, p. 292-306, dez. 2017. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24484>. Acesso em: 08 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.24484.

MALANCHEN, Julia. Pedagogia Histórico-Crítica e saber objetivo versus multiculturalismo e o relativismo no debate curricular atual. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 58-67, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12263>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12263.

MALANCHEN, Julia; ANJOS, Ricardo Eleutério dos. O papel do currículo escolar no desenvolvimento humano: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 118-129, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9704>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9704.

MARTINS, Ligia Marcia. Os fundamentos psicológicos da pedagogia histórico-crítica e os fundamentos pedagógicos da psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 130-143, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9705>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9705.

MARTINS, Lígia Márcia. A internalização de signos como intermediação entre a psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 44-57, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12291>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12291.

MARTINS, André Silva; PINA, Leonardo Docena. Crítica à concepção empresarial de educação: uma contribuição da pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 100-109, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12410>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12410.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão; MARTINS, Ligia Marcia. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9702.

MOREIRA, Helloysa Braqueto.; ORSO, Paulinho José. O ensino na educação infantil sob a perspectiva histórico-crítica e sua importância para o desenvolvimento humano. Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, p. 180-187, 31 ago. 2018. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Acesso em 10 Jan 2021.

NICOLA LAVOURA, Tiago. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na pedagogia histórico-crítica nas escolas do campo e do mst?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 121-131, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.9509.

ORSO, Paulino José; TONIDANDEL, Sandra. A pedagogia histórico-crítica e o currículo básico para a escola pública do paraná – 1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 144-158, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9706>. Acesso em: 06 Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9706.

ORSO, Paulino José. Germinal e pedagogia histórico-crítica: compromisso com a luta pela emancipação humana. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 3, p. 78-89, mai. 2019. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28899>. Acesso em: 08 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v10i3.28899.

ORSO, Paulino José. O novo Coronavírus, a pedagogia histórico-crítica, a sociedade de classes e o internacionalismo proletário. Revista Exitus, Santarém-PA. vol. 10, p. 01-54, 2020. e020048. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1432 (Original work published 24º de julho de 2020). Acesso em 09 jan. 2021

PASQUALINI, Juliana Campregher. Objetivos do ensino na educação infantil à luz da perspectiva histórico-crítica e histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 200-209, jan. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12776.

PEREIRA, Lucas Monteiro; LUNARDI CAMPOS, Luciana Maria. Aproximações a uma concepção histórico-crítica de objetivo do ensino de Ciências Naturais. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 323-341, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7312>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p323-341.

PEREIRA, Joao Junior Bonfim Joia; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza. Materialismo hístórico-dialético: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 3, n. 2, p. 93-101, dez. 2011. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9456>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v3i2.9456.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; EVANGELISTA, Neima Alice Menezes; MORADILLO, Edilson Fortuna de. A reforma do “novo Ensino Médio”: uma interpretação para o ensino de ciências com base na pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 242-260, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7289>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p242-260.

ROSAR, Maria de Fátima Félix. Os movimentos sociais e a pedagogia histórico-crítica: o salto de qualidade necessário na prática da educação escolar e não-escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 73-88, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9700>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9700.

SARAIVA, Mônica De Araújo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Pedagogia histórico crítica: um olhar para as ações do professor no ensino da linguagem escrita. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 221-232, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12392.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 25-46, jan. 2013. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697.

SAVIANI, Dermeval. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 26-43, dez. 2015. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12463>. Acesso em: 07 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12463.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2019.

TEIXEIRA, Lucas André. As contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 189-199, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426>. Acesso em: 07. Jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12426

TULESKI, Silvana Calvo et al. Cinema como recurso para o desenvolvimento conceitual: enlaces da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 141-157, dez. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12285>. Acesso em: 06 jan. 2021. doi:http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v7i1.12285.

UFBA, Universidade Federal da Bahia. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/index. Acesso em 10 Jan. 2021

UFAL, Universidade Federal de alagoas. Disponível em https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/about. Acesso em 10 jan. 2021

UFOPA, Universidade Federal do Oeste do Pará. Revista Exitus. 2021. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus. Acesso em 10. Jan. 2021.

ZANETI, Josiane de Cássia et al. Conhecimentos clássicos, trabalho educativo e ensino de Ciências: articulações possíveis a partir da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 302-322, abr. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: <https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7307>. Acesso em: 05 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p302-322.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; NOGUEIRA LIMA, Glaucilene Sebastiana. A pedagogia histórico-crítica nos periódicos da região norte e nordeste: interlocuções sistematizadas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 374–395, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p374-395. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11971. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.