Práticas avaliativas do processo de leitura nos ciclos finais da educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp358-379

Palavras-chave:

Leitura, Avaliação da aprendizagem, Práticas avaliativas, Práticas leitoras, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente estudo tem como objetivos analisar a concepção de avaliação que subsidia as práticas avaliativas, executadas por professores de Língua Portuguesa, no campo da leitura, nos ciclos finais da Educação de Jovens e Adultos, como também identificar as principais dificuldades do processo de avaliação da aprendizagem das práticas leitoras vivenciadas pelos discentes. A pesquisa está fundamentada na abordagem metodológica qualitativa. Para a geração e a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a observação participante e a entrevista semiestruturada. Participaram como colaboradores, um professor e uma professora que atuam na Educação de Jovens e Adultos nos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB, respectivamente. As dificuldades mais significativas identificadas pelos profissionais no processo avaliativo são a interpretação e a compreensão leitora dos alunos, resultante da ausência de instrumentos e critérios avaliativos capazes de possibilitar o acompanhamento eficaz da aprendizagem neste domínio.

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Biografia do Autor

Joseval dos Reis Miranda, Universidade Federal da Paraíba-UFPB/Centro de Educação-CE/Departamento de Metodologia da Educação-DME.

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, Campus I, João Pessoa-PB.

João Batista Condado de Matos, Universidade Federal da Paraíba-UFPB.

Mestre em Letras pelo Programa Profletras (UFPB). Professor das redes municipais de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB.

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

MIRANDA, Joseval dos Reis; MATOS, João Batista Condado de. Práticas avaliativas do processo de leitura nos ciclos finais da educação de jovens e adultos. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 358–379, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp358-379. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12064. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

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