Práticas avaliativas do processo de leitura nos ciclos finais da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp358-379Palavras-chave:
Leitura, Avaliação da aprendizagem, Práticas avaliativas, Práticas leitoras, Educação de Jovens e Adultos.Resumo
O presente estudo tem como objetivos analisar a concepção de avaliação que subsidia as práticas avaliativas, executadas por professores de Língua Portuguesa, no campo da leitura, nos ciclos finais da Educação de Jovens e Adultos, como também identificar as principais dificuldades do processo de avaliação da aprendizagem das práticas leitoras vivenciadas pelos discentes. A pesquisa está fundamentada na abordagem metodológica qualitativa. Para a geração e a coleta de dados foram utilizados como instrumentos a observação participante e a entrevista semiestruturada. Participaram como colaboradores, um professor e uma professora que atuam na Educação de Jovens e Adultos nos municípios de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB, respectivamente. As dificuldades mais significativas identificadas pelos profissionais no processo avaliativo são a interpretação e a compreensão leitora dos alunos, resultante da ausência de instrumentos e critérios avaliativos capazes de possibilitar o acompanhamento eficaz da aprendizagem neste domínio.
Downloads
Referências
BARRIGA, Ángel Díaz. Uma polêmica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 5.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 51-82.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Diário Oficial 23 dezes 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CABRAL, Leonor Sciliar. Processos psicolinguísticos de leitura e a criança. Letras de Hoje. 19(1): 7-20, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. SP: Cortez, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GOODMAN, Kenneth S. O processo de leitura: considerações a respeito das línguas e o desenvolvimento. In: FERREIRO, Emília; PALÁCIO, Margarita Gomes (Org.). Os processos da leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
JOLIBERT, Josette (Coord.). Formando crianças leitoras. Trad. B. C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
KLEIMAN, Ângela. Leitura: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes Editora, 2008.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas-SP: Pontes, 2002.
KOCH, Ingedore Villaça. & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto, São Paulo, Contexto, 2006.
LEFFA, Vilson. Fatores da compreensão na leitura. Cadernos do IL. Porto Alegre, UFRGS, n. 15, p. 143-159, 1996.
LEFFA, Vilson. Perspectiva no estudo da leitura: texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson; PEREIRA, Aracy E. O Ensino de leitura e produção textual. Pelotas: Educat, 1999.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2015.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
MIRANDA, Joseval dos Reis. A Avaliação das Aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos por meio do Portfólio. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SANTOS, Wlademir. Avaliação do aproveitamento. Alguns conceitos para a prática em sala de aula. Revista de Estudos Universitários. Sorocaba (SP). V. 22, no. 1, p. 09 -22, jun 1996.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Concepções de leitura e suas consequências no ensino. Revista Perspectiva. Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 11-19, jan./jun., 1999.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).