Construção da identidade docente

nuances que se revelam em projetos pedagógicos para formação de professores de química

Autores

  • Christina Vargas Miranda e Carvalho Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
  • Sandra Cristina Marquez Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Hélder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86

Palavras-chave:

Licenciatura em Química, Proposta Pedagógica, Dimensões Formativas, Identidade Docente

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutoramento que pesquisou sobre os modos de organização de cursos de formação de professores de Química no Estado de Minas Gerais, tomando como base dimensões formativas necessárias ao desenvolvimento profissional e ao trabalho docente. No presente texto, enfocamos a ‘dimensão conceitual básica e disciplinar’ e a ’dimensão instrumental, técnica e prática’ a fim de delinear o perfil dos cursos de Licenciatura em Química estudados e fazer inferências sobre as possibilidades e necessidades formativas que abarcam a construção da identidade profissional docente. Para tanto, analisamos os projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Química de três universidades públicas federais do referido Estado, no que tange a organização de suas propostas pedagógicas e de suas matrizes curriculares. Identificamos que um dos cursos apresenta a tendência de ofertar uma formação de professores com características bacharelizantes, reverberando em restrições à construção da identidade docente. Já os outros dois cursos, apesar da necessidade de alguns ajustes em suas propostas pedagógicas, propiciam a constituição da identidade profissional dos professores de Química.

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Biografia do Autor

Christina Vargas Miranda e Carvalho , Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

Possui Licenciatura em Química (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FAFI, Formiga/MG, Especialização Lato-Sensu em Química (2002) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras/MG, Mestrado em Ciências Moleculares (2013) pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO e Doutorado em Química (2020), área de concentração Educação em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG. Atuou na Educação Básica como professora de Química, em escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, entre 2001 e 2010. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, ministra aulas de Química para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e disciplinas voltadas à formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Química. Atua na área de Educação em Química, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

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Sandra Cristina Marquez, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Licenciatura em Química (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras - FAFI, Formiga/MG, Especialização Lato-Sensu em Química (2002) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras/MG, Mestrado em Ciências Moleculares (2013) pela Universidade Estadual de Goiás - UEG, Anápolis/GO e Doutorado em Química (2020), área de concentração Educação em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia/MG. Atuou na Educação Básica como professora de Química, em escolas das redes pública e privada de Minas Gerais, entre 2001 e 2010. Atualmente é professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí, ministra aulas de Química para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e disciplinas voltadas à formação pedagógica do Curso de Licenciatura em Química. Atua na área de Educação em Química, Ensino de Química e Formação de Professores.

 

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Hélder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Especialista em Educação para Ciência - Faculdade de Educação - UFU (2000). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutor em Educação pela UNICAMP (2008), com estágio de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia - Secção de História da Ciência da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Em 2013 e 2015 realizou aperfeiçoamento na Stanford University (EUA), no Stanford Teacher Education Program (STEP). Em 2014 participou da Escola de Formação de Professores no CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), em Genebra -Suiça. Atualmente é Professor Associado, da Universidade Federal de Uberlândia. Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU (2008-2011). Coordenou o Programa de Consolidação das Licenciaturas - PRODOCÊNCIA/UFU (2010-2011). Membro da Comissão de Licenciaturas Internacionais - PLI/UFU (2010-2011). Supervisionou a Divisão de Licenciaturas - Diretoria de Ensino - UFU (2010-2011). Participou da Comissão Avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2010) e foi coordenador pedagógico do processo de avaliação do PNLD Química 2018. Coordenou a área de Ciências da Natureza - Convênio UFU/INEP 2011-2012. Assessorou o Fórum Nacional de Pró-reitores de Graduação (2011-2012). Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Química da UFU, área de concentração: Educação em Química e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU. Entre 2011 e 2015, atuou no cargo de Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, onde coordenou programas de formação de professores e programas de extensão universitária, tais como os programas: Novos Talentos, Pibid, Pibid Diversidade, Observatório da Educação, Observatório da Educação Escolar Indígena, Desenvolvimento Social por meio dos Arranjos Produtivos Locais dos Estados, entre outros. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2020. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: formação professores, política pública de formação de professores, ensino de química, avaliação de material didático e história da ciência.

 

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

CARVALHO , Christina Vargas Miranda e; MARQUEZ, Sandra Cristina; SILVEIRA, Hélder Eterno da. Construção da identidade docente: nuances que se revelam em projetos pedagógicos para formação de professores de química. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 66–86, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p66-86. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13046. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação Docente em Química: foco e intersecções para ampliar o entendim

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