MODOS DE ENSINAR: O DRAMA E A TRAMA DAS TENTATIVAS DE DIÁLOGO NUMA SALA DE AULA DE EJA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p39Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Modos de ensinar, Diálogo, Sujeito.Resumo
O objetivo deste é refletir sobre os modos de ensinar de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando, por meio de temáticas trabalhadas acerca da diversidade cultural, o drama e a trama enredados em sua exposição didática. Para tanto, traz uma amostra de 3 aulas observadas – com apoio de um diário de bordo – da sala de aula do 1o segmento de EJA, sob regência da docente supracitada. Nessas observações foi possível perceber uma certa blindagem à voz do aluno, o que produziu um silêncio às avessas – enquanto um funcionamento constitutivo da linguagem. Ao tornar a voz do aluno impronunciável, adotando muitas vezes um discurso pedagógico dogmático, a referida professora travou não apenas o diálogo, mas, sobretudo, a contrapalavra – lugares de pertencimento do sujeito histórico-cultural que, somente pela linguagem, constitui-se sujeito da experiência. Essa atitude de interdição à fala do outro – colocando-o na condição de subalternizado – é um modo de ensinar que barra a palavra dissonante, evitando, certamente, discordâncias e conflitos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).