Juventudes, vida universitária e relação com o saber

contribuições das narrativas de si

Autores

  • Rosemeire Reis Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p30-57

Palavras-chave:

Juventudes, Vida universitária, Relação com o saber, Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas de si

Resumo

este artigo analisa as contribuições das “narrativas de si” para compreender os sentidos que as juventudes atribuem à “vida universitária” e como se articulam às suas necessidades e razões construídas em suas vidas e nas atividades de formação. Ele apresenta os fundamentos do estudo a partir da teoria da relação com o saber e da pesquisa biográfica em educação ou pesquisa (auto)biográfica e traz as análises das narrativas de si de uma jovem estudante da Pedagogia em uma universidade pública federal, produzidas no âmbito do dispositivo do ateliê, com blogs reflexivos, e da entrevista de pesquisa biográfica em educação. Pode-se identificar que o estudo com narrativas de si em diferentes momentos da formação universitária possibilita processos de reflexividade individuais e coletivos sobre alguns desafios vivenciados e mostra a importância da criação de espaços de diálogo com os/as universitários/as, para potencializar articulações entre as diferentes aprendizagens biográficas e conhecer seus modos de expressão.

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Biografia do Autor

Rosemeire Reis, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

É professora do Centro de Educação, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na graduação e pós- graduação em Educação; com doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em educação pela Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité (2016/2017) e pela Universidade Federal de Sergipe (2012). É líder do grupo “Juventudes, Culturas e Formação” (UFAL) eparticipa do CIRBE (Collège Internacional de Recherche Biographique – Centre EXPERICE/Univ. Paris 13 Sorbonne Paris). Trabalha com as temáticas relacionadas à Didática, juventudes, relação com o saber e pesquisa biográfica. Dentre outras publicações, é autora do livro “Professores da escola púbica e a educação escolar de seus filhos: uma contribuição para o estudo da profissão docente” (2006) e recentemente do artigo “Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos”, publicada pela Revista “Educação e Pesquisa” (2012).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

REIS, Rosemeire. Juventudes, vida universitária e relação com o saber: contribuições das narrativas de si. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 30–57, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p30-57. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13774. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Estudantes da universidade, narrativas e relação com o saber"

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