A ausência do corpo na escola

um olhar sobre a corporeidade dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077

Palavras-chave:

Ausência do Corpo, Sujeito corpóreo, Formação, Merleau-Ponty

Resumo

O artigo nasce da suspeita de que muitas das práticas educativas escolares ocorrem com um pressuposto tácito da ausência corporal dos educandos. Isso porque, não raras vezes no contexto escolar, o corpo sofre adequações que o distanciam de si, limitando-o a material para realizar ações predeterminadas. Atento às implicações dessa ausência do corpo, e propondo referenciais para avançar nessa reflexão, este estudo explora elementos do percurso fenomenológico de Merleau-Ponty sobre o sujeito corpóreo. Para tanto, analisa-se o conceito de corporeidade a fim de refletir sobre a ausência corporal dos estudantes instituída em algumas práticas corporais na escola. É nesse itinerário argumentativo que se sustenta um deslocamento de concepção em relação ao sujeito que é designado pela escola como aluno: de um sujeito que está ausente de corpo a um sujeito corpóreo; de alguém que aprende à revelia de sua corporeidade a um sujeito que experiencia a aprendizagem como corpo próprio.

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Biografia do Autor

Vanderlei Carbonara, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Educação. Professor do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Filosofia da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

https://orcid.org/0000-0002-0752-1189

https://lattes.cnpq.br/0437585440783626

Amanda Khalil Suleiman Zucco, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutoranda em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Educação, Licenciada em Educação Fisica e Tecnóloga em Dança pela mesma instituição.

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0437585440783626

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Publicado

2023-03-25

Como Citar

CARBONARA, Vanderlei; ZUCCO, Amanda Khalil Suleiman. A ausência do corpo na escola: um olhar sobre a corporeidade dos estudantes. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14077, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14077. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14077. Acesso em: 22 dez. 2024.

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