Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM

diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas

Autores

  • Francisauro Fernandes da Costa Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Heloisa da Silva Borges Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Cláudio Gomes da Victória Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085

Palavras-chave:

Educação na Região Amazônica, Curso de Pedagogia, Estágio Docente, UFAM

Resumo

Este texto resulta das experiências vivenciadas no estágio docente no Ensino Superior, realizado na disciplina “Educação na Região Amazônica” no curso de Pedagogia da FACED/UFAM. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo, evidenciando a imprescindível contribuição da disciplina para a compreensão da região amazônica sob as dimensões territoriais, educacionais, culturais, econômicas, políticas, socioambientais. Destaca-se ainda a importância do estágio docente para a formação acadêmica dos sujeitos envolvidos no processo educativo.

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Biografia do Autor

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Possui vários artigos e livros publicados com tema em Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (CNPq/2022).

Cláudio Gomes da Victória, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Líder do Grupo de Pesquisa Formação do Educador (a) no Contexto Amazônico do PPGE/FACED/ UFAM. Foi chefe do Departamento de Educação Escolar Indígena da Faculdade de Educação da UFAM (2016 - 2018). Atualmente é diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, diversidade cultural, interculturalidade, educação escolar indígena, escola ribeirinha, história oral e juventude

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Publicado

2023-03-25

Como Citar

COSTA, Francisauro Fernandes da; BORGES, Heloisa da Silva; VICTÓRIA, Cláudio Gomes da. Experimentações docentes no curso de pedagogia da FACED/UFAM: diálogo interdisciplinar sobre as múltiplas realidades Amazônicas . Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14085, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14085. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14085. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

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