Formação, práticas e saberes

constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146

Palavras-chave:

Estágio de Docência, Práticas Educativas, Identidade Docente

Resumo

O artigo versa sobre a experiência desenvolvida na disciplina de Práticas Educativas III, do curso de Licenciatura em Química da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. Neste componente curricular, a formação inicial de professores é abordada a partir de práticas e saberes educativos inter-relacionados às especificidades sociais, políticas, históricas e culturais presentes nos contextos de existência dos sujeitos. Neste estudo objetiva-se compreender os limites e possibilidades da base teórica e metodológica presente na disciplina de Práticas Educativas III e seus contributos na formação e construção da identidade dos discentes de Química da Unilab. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, (MINAYO, 2014) valorizando as visões de mundo e crenças dos sujeitos que dela participaram e descritiva (GIL, 2008) que vai apresentar os fenômenos investigados, cujas estratégias de aproximação com a realidade adotadas foram a observação participante, questionário e análise documental. Os resultados das atividades aplicadas e análise documental apontam para a importância do desenvolvimento da autonomia dos profissionais em relação às escolhas teóricas e metodológicas; da problematização constante do contexto educacional; da dialogicidade como base teórica e metodológica para o desenvolvimento da disciplina como forma de enfrentamento aos processos históricos, culturais marcados pela colonialidade. Quanto ao questionário avaliativo compreendemos que a base teórica e metodológica presentes na disciplina de Prática Educativa III, contribui para a formação e construção da identidade dos discentes através de atividades aplicadas, cujo mote se apropria dos saberes da experiência como instrumento da construção da profissionalidade docente, consolidando a teoria e prático-reflexivo, estes constituintes de uma pretensa práxis libertadora em uma futura atuação docente.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

COSTA, Elisangela André da Silva; FREITAS, Bruno Miranda de; SILVA, Maria do Socorro Lopes da. Formação, práticas e saberes: constituição da identidade docente no curso de Química da UNILAB/Ceará. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e14146, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v16n38pe14146. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14146. Acesso em: 30 dez. 2024.

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