Entre a necessidade da teoria e a urgência da prática
por uma ecologia de saberes na formação de professores de Português
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14156Palavras-chave:
formação de professores, Letras Português, Teoria, Prática, Saberes docentesResumo
Este estudo discute a formação de professores de português considerando a necessidade de as licenciaturas contemporâneas produzirem intercessões mais sólidas entre os saberes da teoria e os saberes da prática. Para tanto, parte das considerações de Santos (2005) sobre ecologia de saberes e analisa o ementário de um curso de Letras de uma universidade pública, delineando categorias de análise que buscam, no ementário do curso, a ocorrência de lexias com valor teórico-conceitual (1) ou prático-operatório (2), a fim de compreender o funcionamento dessa intercessão. Os resultados indicam que o ementário do curso pesquisado delineia uma fronteira nítida entre teoria e prática. Conclui-se que propalar a necessidade de levar saberes da escola – uma epistemologia do sul – para a universidade não apenas melhora a formação docente, porque a atravessa de sentidos e vivências, mas também prestigia a escola como instância de produção de saberes.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Luciana Cardoso; RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. Formação de professores para o ensino de português como segunda língua para surdos: imagens de si, do surdo e do processo de formação. Fórum Linguístico, v. 15, n. 3, p. 3124-3135, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6661603. Acesso em: 18 mar. 2021.
FERRARI, L. V. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2011.
FERRARI, Lilian. Modelos de gramática em linguística cognitiva: princípios convergentes e perspectivas complementares. Cadernos de Letras da UFF - Dossiê: Letras e Cognição, n. 41, p. 149-165, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000202&pid=S1981-5794201400010000700020&lng=pt. Acesso em: 20 jul. 2021.
FINATTO, Maria José B. Terminologia e ciência cognitiva. In: KRIEGER, Maria da Graça; MACIEL, Anna Maria B. (Orgs.). Temas de terminologia. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2001. p. 141-149.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
JESUS, Saul Neves de. Desmotivação e crise de identidade na profissão docente. Revista Katálysis, Santa Catarina, vol. 7, n. 2, p. 192-202, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/6458. Acesso: 13 jan. 2021.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, p. 11-20, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2021.
RIBEIRO, Nilsa Brito. O discurso da relação entre teoria e prática na formação do professor de português. Signum: Estudos da Linguagem, v. 16, n. 2, p. 271-292, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15540. Acesso em: 10 maio 2021.
RODRIGUES, Nara Caetano; HENTZ, Maria Izabel de B. Desafios da formação de professores de língua portuguesa: a relação entre os saberes disciplinares e os saberes da prática. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 55-73, jan./jun. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/index. Acesso em: 14 jun. 2019.
ROSCH, Eleanor. Principles of categorization. In: ROSCH, Ekeanor.; LLOYD, Bárbara. (eds.) Cognition and categorization. Hillsdale, NJ; NY: Lawrence Erlbaum, 1978, p. 27-48.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de ciências sociais, n. 78, p. 3-46, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.
SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Augusto S. da; BATORÉO, Hanna J. Gramática cognitiva: estruturação conceptual, arquitectura e aplicações. In: BRITO, A. M. (Org.). Gramática: história, teorias, aplicações. Porto: Universidade do Porto, 2010. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8319.pdf. Acesso em: 28 set. 2022.
SOUZA, Nadia Aparecida. A relação teoria-prática na formação do educador. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 22, n. 1, p. 5-12, 2001.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).