Estágio de docência como práxis e diálogo no contexto da Pós-Graduação Stricto Sensu
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-14.e14190Palavras-chave:
Estágio de docência, Práxis, Diálogo, FormaçãoResumo
O estágio de docência na pós-graduação stricto senso, no Brasil, é obrigatório para todos os pós-graduandos do Programa de Demanda Social (DS) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este artigo, por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, problematiza as razões para realização do estágio de docência no contexto da pós-graduação stricto sensu, postulando a importância da práxis e do diálogo como fundamentos da formação docente. Argumenta-se que o estágio de docência integra a formação de mestrandos e doutorandos da pós-graduação stricto sensu, proporcionando a possibilidade de criar a correlação entre teoria e prática pela participação direta na realidade da graduação acadêmica e pela aproximação com os atributos fundamentais que constituem a docência. Os resultados apontaram a relação entre os atos normativos fundantes do Programa de Demanda Social (DS) da CAPES e o estágio de docência, enquanto obrigação do pós-graduando bolsista, bem como a importância de conceber o estágio de docência como práxis e diálogo não somente para inserir o estagiário na sala de aula dos cursos de graduação, mas principalmente para superar a dicotomia entre ação e reflexão.
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