As inter-relações entre a BNCC e o CRUA e suas implicações na disciplina de ensino religioso no Acre
a negligência do componente humano
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15113Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Currículo de Referência Único do Acre, Disciplina de Ensino Religioso, Ensino por competências e habilidadesResumo
O presente trabalho é fruto de uma proposta de atividade da disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Escola, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Tem por objetivo refletir sobre a desvinculação da Disciplina de Ensino Religioso (ER) da religiosidade e cultura inerentes ao estado do Acre, tendo por pano de fundo o Currículo de Referência Único do Acre (CRUA) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de um estudo bibliográfico e documental que faz emergir similitudes explícitas e concepções implícitas entre a BNCC e o CRUA, no tocante ao ER. As considerações finais apontam que o CRUA é bastante semelhante a BNCC, e ambas as leis apresentam dificuldades e lacunas em atender as questões religiosas e culturais regionais, negligenciando a subjetividade humana.
Downloads
Referências
BOCK, A.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. Psicologias. Uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1992. pág. 38-47. Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc/chasqueweb/edu01011/bock-behaviorismo.pdf. Acesso em: 20 de dez. 2022.
BRANCO, E. P.; BRANCO, A. B. G.; IWASSE, L. F. A.; ZANNATA, S. C. BNCC: A QUEM INTERESSA O ENSINO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Debates em Educação. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7505. Acesso em: 09 dez. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 mai. 2022.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. LEI Nº 9.475, DE 22 DE JULHO DE 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9475.htm. Acesso em: 10 de dez. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB, nº 9.394. Brasília, DF: Senado, 1996.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017.Disponível em: http://agbcampinas.com.br/site/http://agbcampinas.com.br/site/wpcontent/uploads/2017/08/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 04 dez. 2022.
CURRÍCULO DE REFERÊNCIA ÚNICA DO ACRE. Governo do Estado do Acre. Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/ac_curriculo_acre.pdf. Acesso em: 17 de ago. de 2022.
FONTINELI, M. T.; SANTOS, R. S. A BNCC e suas Implicações no Processo de (Re)Formulação e Implantação da Proposta Curricular de Ciências Naturais do Município De Rio Branco – Acre. Disponível em:
https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2021/TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID2709_29072021173537.pdf. Acesso em 15 dez. de 2022.
GOODSON, I. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. In: Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização.10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 544 p.
LOPES, A. C. Apostando na Produção Contextual do Currículo. In: AGUIAR, M. A.; DOUADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em 10 de dez. 2022.
MACEDO, E. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para a educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p. 1530-1555, 2014.
MACHADO, T. M. R. A Revisão Curricular do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre (1996-2005): relações de poder e resistência. Doutorado em Educação. PUC-SP. 2010.
MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V. O.; LIMA, M. A base nacional comum curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.
SAVIANI, D. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luís (Orgs). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, Histedbr, 2005. p. 13-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).