Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina

Autores

  • Schayanne Matos Henrique Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Letícia Sequinatto-Rossi Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gustavo Eduardo Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793

Palavras-chave:

Ciências, Geografia, Currículo Base do Território Catarinense

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar a educação em solos no Currículo Base do Território Catarinense, bem como, a importância do enfoque regional no ensino de solos nos componentes curriculares de Ciências e Geografia, por meio de Classificação Hierárquica Descendente e Análise Fatorial de Correspondência utilizando o software estatístico Iramuteq 0.7 alpha 2_2020. Tanto Ciências quanto Geografia apresentam temáticas sobre solos. O ensino regionalizado tem potencial para despertar interesse nos educandos acerca da realidade local. A educação em solos é uma potente ferramenta interdisciplinar no desenvolvimento da consciência ambiental.

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Biografia do Autor

Schayanne Matos Henrique, Universidade do Estado de Santa Catarina

Discente de Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Letícia Sequinatto-Rossi, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Universidade do Estado de Santa Catarina

Gustavo Eduardo Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciência do Solo,  Pesquisador de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN/UFSC)

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Publicado

2024-01-30

Como Citar

MATOS HENRIQUE, Schayanne; SEQUINATTO-ROSSI, Letícia; PEREIRA, Gustavo Eduardo. Enfoque regional da educação em solos em Santa Catarina. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15793, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15793. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15793. Acesso em: 25 nov. 2024.

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