As TDIC e o Ensino Remoto Emergencial

o contexto das experiências do núcleo PIBID/Matemática/UFS-campus São Cristóvão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15898

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ferramentas tecnológicas, Formação inicial, Pibid-Matemática

Resumo

O artigo discute algumas implicações do contexto pandêmico de atividades realizadas pelos pibidianos de Matemática com uso de ferramentas tecnológicas. Aponta-se um aprendizado da docência sobre a apropriação de metodologias do ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Kalina Ligia Almeida de Brito; HAERTEL, Brigitte Ursula Stach. Metodologias ativas e os jogos no ensino e aprendizagem da matemática. In: INTERNACIONAL CONFERENCE PBL, 2018, Santa Clara. Anais [...]. Santa Clara, CA: Santa Clara University, 2018. Tema: ABP para a próxima geração: articulando aprendizagem ativa, tecnologia e justiça social.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Revista EmRede, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/ emrede/article/view/621/575. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Edital nº 02/2020, de 9 de outubro de 2020. Brasília-DF: MEC/Capes, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 259/2019, de 17 dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília-DF: MEC/Capes, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/ legislacoes/Portaria-capes-259-2019-12-17.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria normativa nº 38/2007, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid. Brasília-DF: MEC/Capes, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - covid-19. Brasília-DF: MEC, 2020b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria %20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília-DF: MEC/SEB/DCEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=13448-%20diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2007.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas-SP: Editora Autores associados, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2021.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 25 ago. 2022.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf& lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador-BA: SEC/IAT, 2022.

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 125-139, jan./jun. 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/ periodicos/index.php/rpd/article/view/604. Acesso em: 15 ago. 2021.

OLIVEIRA, Carloney Alves de; AMANCIO, Joenneyres Raio de Souza. Estratégias didáticas de professores no ensino remoto emergencial (ERE) frente à pandemia da covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Revista Devir Educação, Lavras-MG, edição especial, p. 323-340, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/ index.php/DEVIR/article/view/455/232. Acesso em: 15 ago. 2022.

OLIVEIRA, Hélia; FERREIRA, Rosa Tomás; JACINTO, Hélia. Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)? Revista Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 1, p. 1-7, jun. 2020. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/23013/17076. Acesso em: 25 set. 2021.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020.

ROSA, Maria Cristina; SANTOS, José Elyton Batista dos; SOUZA, Denize da Silva. O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia. Revista Devir Educação, Lavras-MG, edição especial, p. 287-302, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/ view/424/230. Acesso em: 15 ago. 2022.

SÃO CRISTÓVÃO. Universidade Federal de Sergipe. Edital n° 13/2020/Prograd, de 19 de junho de 2020. Processo seletivo de licenciandos (as) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Cristóvão-SE: UFS/Prograd/Pibid, 2020a. Disponível em: https://prograd.ufs.br/uploads/page_attach/path/8676/Edital_13.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

SÃO CRISTÓVÃO. Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Matemática. Subprojeto da área de Matemática (São Cristóvão). Plano de Atividades. Universidade Federal de Sergipe, Pró-Reitoria de Graduação – Prograd Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. São Cristóvão-SE: UFS/Prograd/Pibid, 2020b.

SANTAELLA, Lucia. As ambivalências da divulgação científica na era digital. Boletim ---Gepem, [s. l.], v. 75, p. 7-17, jul./dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index. php/gepem/article/view/205/795. Acesso em: 25 ago. 2021.

SILVERSTEIN, Shel. A parte que faltava. [S. l.]: Editora Companhia das Letrinhas, [entre 1915 e 1923]. E-book.

VALENTE, José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 2, nº. 3, jan./jun. 2005. Disponível

em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4891. Acesso em

de set. de 2019.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

SILVA, Narinha Mylena Rocha da; SOUZA, Denize da Silva. As TDIC e o Ensino Remoto Emergencial: o contexto das experiências do núcleo PIBID/Matemática/UFS-campus São Cristóvão. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15898, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15898. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15898. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.