Família e escola

ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual

Autores

  • Rozeli de Farias Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Tícia Cassiany Ferro Cavalcante Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE. http://orcid.org/0000-0001-8963-9609

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931

Palavras-chave:

família, escola, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual

Resumo

As aprendizagens mútuas oferecidas pela escola para nortear o trabalho pedagógico com estudantes com deficiência intelectual podem ter resultados satisfatórios quando articulados com a colaboração da família. Tais ações colaborativas ajudam em vários quesitos, entre os quais a aprendizagem e a qualidade de vida. Essa relação escola e família não só faz o aluno desenvolver habilidades cognitivas, mas também ajuda na autonomia dos sujeitos para interagirem em sociedade. A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a história de vida da criança com deficiência intelectual, partindo do contexto social do nascimento até a entrada na escola, identificando seus impactos no processo de escolarização, bem como as contribuições da família nesse processo. A pesquisa foi feita com a responsável de um estudante com deficiência intelectual, matriculado em uma escola Municipal da Rede de ensino do Recife–PE, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos contribuíram para entender que sem a participação da família podem existir impactos negativos no processo de escolarização do estudante com deficiência intelectual. Logo, escola e família são de fundamental importância para que o aluno possa desenvolver aprendizagem, autonomia e qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Rozeli de Farias, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Psicopedagogia, pela UNIVERSO-Recife. Educação Especial inclusiva pela UNIASSELVI. Professor Tutor a distância na modalidade EAD IFPE, no curso de licenciatura em matemática na disciplina: Psicologia da aprendizagem.

Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE.

Professora Associada II do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais, Centro de Educação, UFPE. Coordenadora do Centro de Estudos Inclusivos - CE/UFPE.

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

FARIAS, Rozeli de; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. Família e escola: ponte importante no processo de escolarização de uma criança com deficiência intelectual. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15931, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15931. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15931. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

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