Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias

Autores

  • Camila Benites Bieleski Moré Secretaria de Educação do Município de Dourados/MS
  • Renata Viviane Raffa Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996

Palavras-chave:

Percepção do professor, Ensino de Matemática, Tarefas, Formação Continuada, Educação do Campo

Resumo

Este estudo qualitativo consiste em compreender aspectos da percepção de professores de matemática de escolas do campo relativos à elaboração de tarefas, como parte do planejamento de aulas na perspectiva do Ensino Exploratório, mobilizados em uma formação continuada. Os dados são recortes das produções escritas dos professores e das gravações das discussões formativas. Os resultados sugerem que contextos com os quais os alunos pudessem conectar à sua vida no campo com a tarefa foram considerados nas decisões dos professores.

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Biografia do Autor

Renata Viviane Raffa Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2017). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMat. Tem experiência na área de Formação de Professores e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção profissional de professores de Matemática, recursos multimídia na formação de professores, ensino exploratório de Matemática na perspectiva dialógica, ressignificação da experiência escolar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

MORÉ, Camila Benites Bieleski; RODRIGUES, Renata Viviane Raffa. Visão profissional de professores de Matemática de escolas do campo na elaboração de tarefas exploratórias. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15996, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15996. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15996. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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