Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente

por um estudo da concepção pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477

Palavras-chave:

Formação integral, Pedagogia das competências, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Vemos na pedagogia das competências uma abordagem utilizada para a formação tecnicista e pragmática. A pedagogia histórico-crítica, por sua vez, traz os princípios que conduzem a uma formação humana integral ao compreender o ser humano como histórico social. Este artigo objetiva fomentar discussões relacionadas à compreensão de qual dessas concepções está mais representada no Projeto Pedagógico Curricular do curso técnico   integrado ao ensino médio em meio ambiente de três Institutos Federais da região Norte do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rivadavia Porto Cavalcante, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba – (PROLING/UFPB), Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas e formação profissional. Orienta pesquisas no Programa Nacional de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO. Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Marcelo Rythowem, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017).  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação. Coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

Referências

BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral (org). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar – Marilia: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheito.1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016. Título Original: L’analyse de Contenu. ISBN 978-85-62938-04-7.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 jun 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2: os intelectuais. 8. ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GRESPAN, Jorge. Marx: uma introdução. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO. Plano de Curso para Educação Profissional Técnica de Nível Médio Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde, habilitação em Meio Ambiente. Diretoria de Desenvolvimento Educacional, Campus Açailândia. Açailândia: IFMA, 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ. Projeto Pedagógico de Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, Campus Breves. Breves: IFPA, 2019.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente. Diretoria do campus Paraíso do Tocantins. Paraíso do Tocantins: IFTO, 2022.

JESUS, Fernando Silva et al. A hegemonia neoliberal na educação pública e suas formas de gestão: uma análise a partir das contribuições de Antônio Gramsci. CONEDU - Políticas Públicas de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91467. Acesso em: 14/05/2023.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jun./2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003. Acesso em: 28 jun. 2023.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução: Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. Título Original: Education beyond capital.

MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução: Isa Tavares. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2006. Título Original: Marx’s theory of alienation.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo, Boitempo, 2007.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, p. 1057–1080, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XBLGNCtcD9CvkMMxfq8NyQy/?lang=pt. Acesso em: 04 abr 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline et al (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42 a 58.

RAMOS, Marise Nogueira. Políticas educacionais: da pedagogia das competências à pedagogia histórico crítica. In: Maria Valéria Barbosa; Stela Miller; Suely Amaral Mello. (org.). Teoria histórico cultural: questões fundamentais para a educação escolar. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016. v. 1, p. 59-76.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a Concepção de Politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venâncio, 1989.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, 2009. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/109. Acesso em: 24 jul 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Como Citar

SANTOS, Marcos Dias dos; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; RYTHOWEM, Marcelo. Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente: por um estudo da concepção pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16477, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16477. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.