Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente

por um estudo da concepção pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477

Palavras-chave:

Formação integral, Pedagogia das competências, Pedagogia histórico-crítica

Resumo

Vemos na pedagogia das competências uma abordagem utilizada para a formação tecnicista e pragmática. A pedagogia histórico-crítica, por sua vez, traz os princípios que conduzem a uma formação humana integral ao compreender o ser humano como histórico social. Este artigo objetiva fomentar discussões relacionadas à compreensão de qual dessas concepções está mais representada no Projeto Pedagógico Curricular do curso técnico   integrado ao ensino médio em meio ambiente de três Institutos Federais da região Norte do Brasil.

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Biografia do Autor

Rivadavia Porto Cavalcante, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Linguística e Práticas Sociais pela Universidade Federal da Paraíba – (PROLING/UFPB), Estágio de Doutorado Sanduiche (PDSE/CAPES) - Boursier d’excelence - pela Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça. Mestre em Linguística e Práticas Sociais (PROLING/UFPB), Especialista em métodos de Ensino/Aprendizagem da língua inglesa pela Faculdade de Educação São Luiz, Jabotical/SP, Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Licenciado e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como Pesquisador de práticas sociais da lingua(gem) e dos gêneros de texto que as representam, com ênfase em Linguística Aplicada, Políticas Linguísticas e formação profissional. Orienta pesquisas no Programa Nacional de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO. Tradutor (Inglês/Francês) com experiência em gestão de projetos para cooperação e parcerias internacionais. Lider do Grupo de Estudos em Lingua(gem), Interação e Representações nas Práticas Formativas (GELIPRAC/IFTO), Membro do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT/UFPB) e do Núcleo de Estudos de Políticas e Educação Linguística (NEPEL/UFPB) cadastrados no CNPq.

Marcelo Rythowem, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2017).  Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1996). É professor Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Palmas. Tem experiência na área de Filosofia, Gestão e Educação. Coordenador do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Campus Palmas, IFTO.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

SANTOS, Marcos Dias dos; CAVALCANTE, Rivadavia Porto; RYTHOWEM, Marcelo. Organização curricular do curso técnico integrado ao ensino médio em meio ambiente: por um estudo da concepção pedagógica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16477, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16477. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16477. Acesso em: 25 dez. 2024.

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