A pedagogia histórico-crítica e seus fundamentos históricos, políticos e filosóficos
a urgente necessidade de curvar a vara para o lado da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17548Palavras-chave:
História da educação, Pedagogia histórico-crítica, Escola e democraciaResumo
O objetivo deste artigo é discutir acerca do significado da obra Escola e Democracia, de autoria do Professor Dermeval Saviani, publicada em 1983. Abordamos os fundamentos históricos, políticos e filosóficos da Pedagogia Histórico-Crítica e a sua importância para a educação e para a sociedade brasileira, tendo em vista que se trata de uma obra fundante dessa teoria pedagógica, que se opõe às pedagogias hegemônicas e está comprometida com a classe trabalhadora, com a transformação social e a emancipação humana. Sua relevância se sobressai ainda mais no atual contexto em que estamos inseridos, em que o desenvolvimento do capital ameaça praticamente todas as conquistas civilizatórias e humanas, o que exige urgentemente, tanto a mudança da educação quanto da sociedade.
Downloads
Referências
ECO, Humberto. Os imbecis venceram na internet e criaram o Império da Boçalidade. Disponível em https://veja.abril.com.br/coluna/o-leitor/os-imbecis-venceram-na-internet-e-criaram-o-imperio-da-bocalidade/. Com acesso em18.10.23.
DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. POEMA: No Meio do Caminho. Disponível em: https://armazemdetexto.blogspot.com/2017/08/no-meio-do-caminho-carlos-drummond-de.html. Acesso em 18.10.23.
ORSO, Paulino José. A implementação da pedagogia histórico-crítica: formas, exigências e desafios. LOMBARDI, J. C.; COLARES, M. L. I. S.; ORSO, P. J. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e prática pedagógica transformadora. Uberlândia: Navegando Publicações, 2021.
PERIN, Thiago. O mundo está emburrecendo, dizem cientistas. Disponível em: https://super.abril.com.br/coluna/cienciamaluca/o-mundo-esta-emburrecendo-dizem-cientistas/. Acesso em 18.10.23.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 1ª edição, Campinas, SP: Autores Associados, 1983. Edição comemorativa.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. Edição comemorativa.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 11-36, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1405. Acesso em: 27 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).