A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p123

Palavras-chave:

Ensino Fundamental de Nove Anos, Políticas de Ampliação do Ensino Fundamental, Formação de Professores.

Resumo

Esse artigo relata encaminhamentos e resultados de uma pesquisa desenvolvida em ações durante o período do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPNV. O objetivo geral concerne em descrever a implantação do Ensino Fundamental de nove anos na Rede Municipal de Educação de Naviraí/MS sob a perspectiva de professores e dos responsáveis pela Gerência Municipal de Educação. Da análise dos dados, é possível concluirmos que o processo de implementação do ensino de nove anos careceu de uma formação em contexto dos professores o que agravou os problemas e conflitos decorrentes dos desafios postos ao trabalho pedagógico. Contudo, acreditamos com base nos resultados que é preciso criar um movimento que promova uma Pedagogia para Infância e que respeite as especificidades das crianças de 5 e 6 anos, sobretudo, os direitos fundamentais do acesso à ludicidade como forma de exploração dos conteúdos na escola dos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mary Ellen Fernanda Zanini Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Início da Docência e Ensino de Matemática - GEPIDEM/UFMS/CNPq.

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP; Mestre em Educação pela FCT/UNESP e Licenciado em Pedagogia, Habilitação para o Magistério da Educação Infantil, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS Câmpus de Três Lagoas.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

LOPES, Mary Ellen Fernanda Zanini; CIRÍACO, Klinger Teodoro. A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO DE NOVE ANOS EM UMA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 123, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p123. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1771. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.