Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação Infantil

O que apontam as Pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18253

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação continuada, Ensino de Ciências.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o desenvolvimento das formações continuadas de professores da Educação Infantil que adotam a Educação CTS/CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), por meio de uma revisão sistemática. A análise incluiu teses e dissertações com o intuito de identificar contribuições, tendências e lacunas relacionadas ao tema no período de 2009 a 2023. O estudo qualitativo seguiu os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a ferramenta BUSCAd, que facilitou a busca, importação e tratamento dos dados. Neste estudo, foi adotado o método de Análise de Conteúdo, o que levou à definição de três categorias: sistematização das formações continuadas na Educação CTS/CTSA, produtos educacionais e principais resultados tangíveis. As pesquisas ressaltam a importância da formação continuada na promoção de reflexões sobre as interações sociais entre Ciência e Tecnologia, evidenciando a relevância da Alfabetização Científica e Tecnológica. Os resultados indicam a necessidade de mais pesquisas nessa área, uma vez que foi revelada a incipiência de trabalhos existentes. As análises sugerem um cenário promissor para a eficácia da formação continuada em CTS/CTSA na Educação Infantil. Assim, é necessário fomentar oportunidades formativas para que os professores ganhem confiança e estejam aptos a desenvolver atividades relacionadas ao ensino de Ciências com base na Educação CTS/CTSA desde a mais tenra idade.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

ASSUNÇÃO, João Paulo Petri; TERRA, Vilma Reis; UJIIE, Nájela Tavares. Educação CTS/CTSA e Formação Continuada de Professores da Educação Infantil: O que apontam as Pesquisas?. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18253, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18253. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18253. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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