Educação em Saúde

proposições para implementações de práticas educativas com crianças no Ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18264

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Anos iniciais, Ensino de Ciências

Resumo

A Educação em Saúde (ES) configura-se como um campo importante de ser problematizado nas escolas, desde o início da escolarização. Nesse intuito, no presente trabalho, procuramos analisar as 10 habilidades que tratam de aspectos da saúde na BNCC, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, as quais foram mapeadas por Marinho e Ferreira (2021) e, realizar a proposição de estratégias didáticas para o desenvolvimento dessas habilidades com crianças dos anos iniciais do EF. As estratégias foram elaboradas, levando em conta a aposta nas atividades investigativas em relação à prática da ES, as quais foram descritas por Marinho e Silva (2015a). A ênfase nas atividades investigativas, reside por possibilitarem um aprendizado ativo, no qual as crianças não apenas recebem informações, mas se tornam protagonistas em sua formação, construindo conhecimentos. Esperamos que as atividades propostas possam vir a inspirarem os docentes no trabalho com as questões de saúde no Ensino de Ciências. As atividades foram pensadas para possibilitar que as crianças dos anos iniciais possam tomar decisões mais conscientes sobre sua saúde, numa perspectiva formativa que priorize o empoderamento do indivíduo em sua jornada de aprendizado.

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Biografia do Autor

Fabiele Rosa Pires, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel (2022). Mestra e Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Associação Ampla entre UFRGS/UFSM/UNIPAMPA (2024). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem no Ensino de Ciências (Geplec/UFSJ). Atua em pesquisas com enfoque na temática de Educação em Saúde.

Ana Flavia Zorzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Durante sua graduação foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao subprojeto - Biologia e Ciências (2020 - 2022), também foi bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) ao qual atuava na Escola Estadual de Ensino Médio XV de Novembro (2023), além de participar voluntariamente no Laboratório de Taxonomia de Fungos (LATAF) da UNIPAMPA. Atualmente é mestranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, também trabalha com o professora de Ciências com o Fundamental II em uma escola municipal de Vila Nova do Sul, RS.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

PIRES, Fabiele Rosa; ZORZI, Ana Flavia; MARINHO, Julio Cesar Bresolin. Educação em Saúde: proposições para implementações de práticas educativas com crianças no Ensino de Ciências. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18264, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18264. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18264. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Ensino de ciências para crianças

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