Além do conhecimento

a importância do transcendental na percepção juvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366

Palavras-chave:

Transcendental, Religiosidade, Dimensão espiritual, Escola, Juventude

Resumo

Esta pesquisa se propõe a investigar as percepções de jovens estudantes sobre o transcendental e sua relação com o desenvolvimento juvenil, bem como a influência dessas dimensões em suas vidas e no ambiente escolar. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica mista, combinando a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas para 34 estudantes do Ensino Médio da cidade de São Paulo e a realização de Grupos de Discussão com 21 participantes de escolas confessionais e públicas, visando compreender o papel da escola no desenvolvimento espiritual dos jovens. Os questionários foram analisados utilizando o software SPSS, com análise descritiva das frequências, variância e estatística inferencial com utilização de teste t de Student em algumas questões. Enquanto as falas dos grupos foram submetidas a Análise de Prosa. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes associa a espiritualidade à religiosidade, embora também reconheçam diferenças entre os dois conceitos. Muitos participantes demonstraram uma busca por uma espiritualidade mais pessoal, desvinculada de instituições religiosas. Além disso, observou-se que o transcendental contribui significativamente para o bem-estar e a construção de sentido na vida dos jovens. O estudo revelou ainda que as escolas públicas tendem a abordar menos aspectos transcendentais em comparação com as escolas confessionais, indicando a necessidade de incluir o transcendental no processo educacional para promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

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Biografia do Autor

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId - CNPq) e atua como pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - FCC/DPE-CIERS-Ed e da Cátedra UNESCO - Profissionalidade Docente (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional. É assessora educacional junto a instituições de ensino públicas e particulares. Tem artigos e livros publicados na área de Educação e Psicologia. 

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

FERREIRA, Patrick Vieira; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Além do conhecimento: a importância do transcendental na percepção juvenil. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18366, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18366. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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