Além do conhecimento
a importância do transcendental na percepção juvenil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18366Palavras-chave:
Transcendental, Religiosidade, Dimensão espiritual, Escola, JuventudeResumo
Esta pesquisa se propõe a investigar as percepções de jovens estudantes sobre o transcendental e sua relação com o desenvolvimento juvenil, bem como a influência dessas dimensões em suas vidas e no ambiente escolar. A pesquisa utilizou uma abordagem metodológica mista, combinando a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas para 34 estudantes do Ensino Médio da cidade de São Paulo e a realização de Grupos de Discussão com 21 participantes de escolas confessionais e públicas, visando compreender o papel da escola no desenvolvimento espiritual dos jovens. Os questionários foram analisados utilizando o software SPSS, com análise descritiva das frequências, variância e estatística inferencial com utilização de teste t de Student em algumas questões. Enquanto as falas dos grupos foram submetidas a Análise de Prosa. Os resultados apontaram que a maioria dos estudantes associa a espiritualidade à religiosidade, embora também reconheçam diferenças entre os dois conceitos. Muitos participantes demonstraram uma busca por uma espiritualidade mais pessoal, desvinculada de instituições religiosas. Além disso, observou-se que o transcendental contribui significativamente para o bem-estar e a construção de sentido na vida dos jovens. O estudo revelou ainda que as escolas públicas tendem a abordar menos aspectos transcendentais em comparação com as escolas confessionais, indicando a necessidade de incluir o transcendental no processo educacional para promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
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